Por: André | 27 Novembro 2012
Curitiba poderá ter mais um feriado a partir de 2013. A Câmara aprovou ontem, em primeiro turno, um projeto de lei que institui o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, no calendário oficial do município. A proposta, de autoria do ex-vereador Clementino Vieira (PMDB), foi aprovada por unanimidade e será votada hoje em segundo turno. Após aprovação, o projeto segue para sanção do prefeito. O feriado vale tanto para o serviço público quanto para o setor privado, o que repercutiu negativamente entre empresários. A Associação Comercial do Paraná se manifestou contra a criação de mais um feriado.
A reportagem é de Chico Marés e publicada na Gazeta do Povo, 27-11-2012.
Segundo Vieira, a ideia é que a data não seja apenas um dia de folga para as pessoas, mas uma data para relembrar as lutas do movimento negro por igualdade racial. “Temos de deixar claro que a gente não quer só mais um feriado em Curitiba. A gente gostaria de não precisar dessa data, mas temos de lembrar a luta do movimento negro”, afirma ele, que hoje exerce o cargo de secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba.
O Dia Nacional da Consciência Negra já é comemorado em todo o país, mas é feriado apenas em 893 municípios – incluindo Londrina e Guarapuava. Dia 20 de novembro é o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, mártir da resistência negra no país, morto em 1695.
Polêmica
A votação do feriado na Câmara foi oposta à apreciação de um projeto similar na Assembleia Legislativa, em novembro de 2011. O deputado estadual Professor Lemos (PT) sugeriu que o dia da consciência negra fosse transformado em feriado estadual. Entretanto, sob orientação do líder do governo Ademar Traiano (PSDB), os deputados rejeitaram a proposição, alegando que o estado já possui feriados demais.
Desta vez, a discussão foi tranquila. Nenhum vereador se manifestou contra o projeto