21 Novembro 2012
As irmãs norte-americanas receberão o Prêmio Herbert Haag 2013 pela Liberdade na Igreja. O anúncio foi feito com grande satisfação pela própria Leadership Conference of Women Religious (LCWR), organização que reúne as congregações religiosas e está sob o olho da Congregação para a Doutrina da Fé, que pede em alta voz uma revisão dos seus estatutos.
A reportagem é de Fabrizio Mastrofini, publicada no sítio Vatican Insider, 19-11-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
O prêmio de 2013, indica a Fundação Haag, foi dado às religiosas como "reconhecimento" pelo profundo compromisso em favor dos pobres, dos setores marginalizados e dos fracos da sociedade" e pela reflexão sobre os sinais dos tempos à luz do Concílio Vaticano II", fazendo das irmãs um "pilar" da Igreja dos Estados Unidos.
No comunicado são expressos pareceres críticos e muito precisos com relação à atual situação que envolve as religiosas norte-americanas. Diz-se que, sem meios termos, que, por causa desse compromisso, "as religiosas e principalmente as suas lideranças estão no meio de uma tempestade". Em abril, a Congregação para a Doutrina da Fé emitiu um duro comunicado, observando erros doutrinais nos textos da LCWR. Também foram considerados discutíveis e não alinhados ao Magistério muitas das iniciativas sociais das irmãs.
Nos últimos anos, além disso, os livros de algumas teólogas foram censurados pela Congregação para a Doutrina da Fé. O pronunciamento de abril anunciava a nomeação de uma comissão de bispos encarregada de dialogar com a LCWR para reconduzir a atividade para dentro do percurso desejado pela Santa Sé.
Estão em questão principalmente as iniciativas de diálogo com o mundo homossexual e as camadas mais feministas do catolicismo norte-americano, que não escondem seu posicionamento favorável à ordenação de mulheres. Depois do substancial fracasso da investigação sobre as congregações femininas, iniciada em 2009 por desejo do cardeal Franc Rodé, então prefeito da Congregação para a Vida Consagrada, encerrada em 2011 pelas novas lideranças da congregação, a competência no que se refere aos supostos "erros doutrinais" passou para a Congregação para a Doutrina da Fé.
A esse respeito, o comunicado da Fundação assinala que "as acusações são infundadas e representam o resultado de um processo de investigação que carece de transparência". E acrescenta que "a intervenção da Congregação para a Doutrina da Fé foi considerada escandalosa por muitos católicos, sobretudo nos Estados Unidos".
Agora chega para a LCWR o prêmio atribuído pela Fundação Herbert Haag pela Liberdade na Igreja. O reconhecimento honra a memória do teólogo Haag (1915-2001), insigne biblista, professor em Tübingen, Alemanha. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 14 de abril de 2013, em Lucerna.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Irmãs ''rebeldes'' e paladinas da liberdade religiosa serão premiadas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU