Síria. Sede da Arquidiocese greco-católica de Aleppo é saqueada

Mais Lidos

  • "Teologia de ganso": a arte de formar presbíteros impermeáveis à realidade. Artigo de Eliseu Wisniewski

    LER MAIS
  • A herança escravocrata dos setores poderosos da sociedade brasileira agrava a desigualdade e mantém o privilégio dos ricos

    O assalto do Banco Master foi contratado pelas elites financeira e política. Entrevista especial com André Campedelli

    LER MAIS
  • Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: André | 29 Agosto 2012

A sede da Arquidiocese grego-católica da cidade de Aleppo foi saqueada durante os conflitos entre milicianos e as tropas do regime. A informação é da agência vaticana Fides. O arcebispo, dom Jean-Clement Jeanbart, seu vigário e alguns sacerdotes fugiram poucas horas antes do saque, que ocorreu na quinta-feira passada, e se refugiaram na casa dos franciscanos da mesma cidade.

A reportagem está publicada no sítio italiano Vatican Insider, 27-08-2012. A tradução é do Cepat.

Segundo fontes da agência, os responsáveis “são grupos não identificados, que pretendem alimentar uma guerra de confissões e envolver a população síria em conflitos sectários”. O franciscano George Abu Khazen, pró-vigário apostólico da comunidade católica latina, que recebeu os religiosos greco-católicos, indicou que “o arcebispo Jeanbart expressou grande preocupação e consternação com o episódio, e repetia apenas duas palavras: por quê? Depois dirigiu-se à República Libanesa, onde ainda se encontra”.

Dias depois, quando os militares retomaram o controle da situação, o vigário de dom Jeanbart pôde voltar à sede da arquidiocese para dar-se conta de que as portas haviam sido forçadas e que faltavam diversos objetos (como alguns computadores e um projetor). O padre George recorda que há alguns dias aconteceu a batalha na velha cidade de Aleppo entre os rebeldes e o exército fiel ao regime de Bashar al-Assad.

Os conflitos se estenderam até a Fahrat Square, onde se encontram todas as sedes de arcebispados. Além da greco-católica (melquita), também sofreu danos a sede da arquidiocese católica dos maronitas. Alguns milicianos entraram também no Museu bizantino “Maarrat Nahman”, onde destruíram algumas peças e ícones.