Por: Jonas | 17 Agosto 2012
O fundador da Igreja da Unificação, o reverendo Sung-Myung Moon, encontra-se internado em estado grave num hospital de Seul infectado por uma pneumonia, disseram fontes do centro médico à agência Yonhap.
A reportagem é publicada pelo sítio Religión Digital, 16-08-2012. A tradução é do Cepat.
Hoje, a Igreja da Unificação enviou uma carta para seus seguidores, assinada pelo reverendo Hyung-Jin Moon, atual presidente e um dos filhos do fundador, em que confirma a gravidade de seu estado e pede para que rezem pela sua recuperação.
Embora a carta não apresente detalhes mais concretos sobre sua condição, fontes médicas do Hospital de Santa Maria de Seul informaram à agência Yonhap que Moon, com 92 anos, encontra-se internado na unidade de cuidados intensivos, deste centro, devido a uma pneumonia. Também assinalaram que o líder religioso está acompanhado de sua mulher e de seus filhos.
Moon nasceu em 1920, na que atualmente é a província norte-coreana de Pyongan Norte. Após se refugiar na Coreia do Sul, ao final da guerra inter-coreana (1950-1953), em 1954, fundou a Igreja da Unificação, um movimento religioso neocristão que conta, hoje, com milhões de fiéis em todo o mundo e que é conhecido por suas cerimônias matrimoniais multitudinárias.
Em 1971, Moon emigrou para os Estados Unidos, país em que esteve no centro de uma polêmica, nos anos 1980, quando foi condenado a ficar 18 meses numa prisão federal por evasão de impostos e conspiração.
A organização possui diversos negócios no setor hoteleiro e de meios de comunicação na América Latina, Estados Unidos e Coréia do Sul, onde, além disso, estabeleceu o grupo Tongil, um dos maiores “chaebol” (cartéis empresariais) do país, ou o Seongnam Ilhwa Chunma, a equipe de futebol mais exitosa da K-League.