09 Agosto 2012
Culpa
“A greve continua, Dilma, a culpa é sua” – palavra de ordem gritada nas manifestações de ontem, em Brasília – O Estado de S. Paulo, 09-08-2012.
Copa
“Dilma, me chama de Copa e investe em mim” – palavra de ordem gritada nas manifestações de ontem, em Brasília – O Estado de S. Paulo, 09-08-2012.
Tensa, mas correta
“Lamento profundamente e espero que as centrais sindicais, com quem dialogamos e com quem temos uma relação tensa, mas cordata, chame a atenção desse setor que se nega ao diálogo” – Gilberto Carvalho, ministro, ao ser recebido aos gritos de “pelego” e “traidor” por parte dos participantes da Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, em Brasília – O Estado de S. Paulo, 09-08-2012.
Chama o Exército
“Dilma não só mandou cortar o ponto dos grevistas como aprovou um projeto do Exército para garantir a integridade dos prédios públicos e a oferta de serviços essenciais em caso de ameaça externa (improvável) e principalmente de greves (que se multiplicam)” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2012.
“Isso mostra que Dilma não brinca em serviço. Se a democracia prevê o direito de greve, prevê também a garantia dos prédios públicos e dos serviços essenciais à população. Em caso de risco, os militares entram” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2012.
Na parada
“O governo avalia que a pressão acaba no dia 31, com a entrega do Orçamento de 2013. É uma visão muito otimista. Os servidores engoliram sapos e ficaram quietos na era Lula (como CUT, UNE, MST) e resolveram devolver agora com Dilma. Não vão recuar tão cedo. O governo do PT revida botando o Exército na parada” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2012.
Piquete
“Dilma falou cobras e lagartos para Lula sobre a CUT, que considera responsável pela greve generalizada do funcionalismo. E recusou conselhos para receber os grevistas. Nem os ministros palacianos estão autorizados a negociar” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2012.
Bateu
“Dilma Rousseff falou mal das centrais sindicais ao ex-presidente Lula na segunda, em SP. Reclamou da "irresponsabilidade" e afirmou que, com as ameaças generalizadas de greve, estava sendo obrigada a "endurecer" – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2012.
Levou
"Já dirigentes de centrais falaram mal de Dilma para Lula. E até integrantes do governo procuraram recentemente o ex-presidente pedindo que ele amoleça o coração da sucessora. Argumentam que o movimento sindical é uma das bases do governo" – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2012.
Todo ouvidos
“E Lula, que virou uma espécie de "ouvidor-geral" da República, centraliza reclamações de todos os lados. Boa parte dos empresários que o procuram, por exemplo, se queixa de dirigentes de estatais ou de empresas nas quais o governo tem participação -como a Vale” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2012.
E aí?
“José Eduardo Cardozo será cobrado pela presidente caso os delegados da PF decidam aderir à paralisação. O ministro da Justiça afiançou a ela que essa hipótese estaria descartada” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2012.
O cara
“Enquanto a greve corrói o humor presidencial, quem segue marcando pontos no "dilmômetro" é Luís Inácio Adams. Além de ter achado a justificativa legal para substituir grevistas por servidores estaduais em setores como portos e a Anvisa, ontem ele obteve vitória judicial para obrigar a manutenção de serviços essenciais” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2012.
Melhor não
"Aloizio Mercadante (Educação) cancelou sua participação hoje na abertura da Bienal do Livro, em São Paulo. Reservadamente, o ministro expressou a organizadores preocupação com possível manifestação de professores em greve. Enviou como representante César Callegari, secretário de Educação Básica" – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2012.
Democracia
“As greves de serviço público que se voltam contra a população voltam-se também contra a democracia” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2012.
Quem?
"Quem o Márcio defende mesmo?" – Dilma Rousseff, presidente da República, perguntando aos assessores, no início da semana – Folha de S. Paulo, 09-08-2012.
Oremos
Quem chama a atenção na feira (Bienal do Livro), realizada no Pavilhão do Anhembi, é Edir Macedo. O líder da Igreja Universal montou suntuoso estande em formato de templo religioso para comercializar os livros da editora Unipro" – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-08-2012.
Calma, gente
“Como na Rio+20, alguns hotéis cariocas têm mostrado boca maior que a fome com a Jornada Mundial da Juventude, que reunirá milhões de católicos na cidade, em julho de 2013. O arcebispo Orani Tempesta foi procurado por católicos americanos que reclamam do preço dos hotéis e até já questionam a escolha do Rio” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 08-08-2012.
Fator Burle Marx...
"Aliás, a longínqua Base Aérea de Santa Cruz venceu a disputa com o Aterro do Flamengo para receber a vigília e a missa do Papa Bento XVI, por motivos, digamos, florestais. É que, desde 1997, quando João Paulo II rezou a missa no Aterro, as árvores plantadas ali por Burle Marx na década de 1960 cresceram e impediriam a visão de muitos fiéis" – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 08-08-2012.
Alegria, alegria
"Um dos maiores grupos de turistas brasileiros em Londres é formado pelo pessoal da Igreja Universal.
A igreja do bispo Macedo é, como se sabe, dona da Rede Record, que tem os direitos de transmissão dos Jogos" – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 08-08-2012.
Vício corporativista
“O jornalismo não é uma ciência, mas uma técnica de apreender e relatar fatos de interesse público. Não é uma especialidade, mas uma ampla coleção delas. Como quase todo tema pode ser objeto de cobertura jornalística, seu exercício coletivo demanda a contribuição de profissionais com as mais diversas formações e experiências” – editorial “Vício corporativista” – Folha de S. Paulo, 09-08-2012.
“O que mais convém ao país é manter o jornalismo como profissão livre, pública e aberta, beneficiária dos talentos multifacetados do pensamento humano” – editorial “Vício corporativista” – Folha de S. Paulo, 09-08-2012.
Mal comparando
“Empolgada com o vôlei feminino do Brasil em Londres, Dilma Rousseff mostrou intimidade com o esporte ao comentar ontem em Brasília que já foi “uma boa levantadora”. Ela levantava e o Lula cortava, lembra?” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 09-08-2012.
Dormidão
“O esculhambador-geral da República! Manchete do Piauí Herald: "Lula acusa julgamento do mensalão de abafar a Olimpíada". E a foto é todo mundo dormindo. Juízes dormem, advogados dormem. E a gente dorme” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 09-08-2012.
“Julgamento do Dormidão! "Você viu os caras do mensalão dormindo na TV?". "Não, eu também tava dormindo" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 09-08-2012.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU