Morre Valério Cruz Brittos

Mais Lidos

  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • Os algoritmos ampliam a desigualdade: as redes sociais determinam a polarização política

    LER MAIS
  • “Os discursos dos feminismos ecoterritoriais questionam uma estrutura de poder na qual não se quer tocar”. Entrevista com Yayo Herrero

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

28 Julho 2012

Na madrugada de ontem, dia 27-07-2012, faleceu, aos 48 anos,  vítima de pneumonia, o Prof. Dr. Valério Cruz Brittos. Ele estava internado desde a última terça-feira na CTI do Hospital São Lucas, da PUC, devido ao agravamento do seu quadro clínico.

Valério era professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos (PPGCom) Valério Brittos. Ele criou e coordenava o Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade – Cepos que mantém, semanalmente, uma coluna na revista IHU On-Line.

Professor Valério Brittos trabalhava no PPG (Foto: Eptic Online)

Há três meses, ele teve diagnosticado um edema cerebral benigno. A partir de então, o professor passou a ser submetido a sessões de radioterapia. Apesar de estar respondendo bem ao tratamento nas últimas semanas, Valério perdeu 12 quilos de massa muscular. Com a imunidade muito baixa, acabou adquirindo uma pneumonia, identificado na última sexta-feira (20) durante consulta médica.

O professor era casado e não tinha filhos.

Carreira

O professor Valério Brittos era graduado em Jornalismo e em Direito. Tinha mestrado em Comunicação Social e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Atualmente trabalhava como professor titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. Valério tinha vasta experiência na área de comunicação, com ênfase em Economia Política da Comunicação, atuando principalmente na pesquisa da televisão e convergência, nos temas comunicação e capitalismo, políticas de comunicação, audiovisual, tecnologia e sociedade, história da comunicação e processos midiáticos.

Nascido em Pelotas, Valério graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, em 1986, e, um ano depois, em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas. Recebeu o títuto de mestre em Comunicação pela PUCRS e doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia.

Com experiência na área de Economia Política da Comunicação, ele atuou fortemente na pesquisa da televisão e convergência. Foi consultor da Rede de Economia Política das Tecnologias da Informação e da Comunicação, vice-presidente da Unión Latína de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura, coordenador do grupo de pesquisa de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom, entidade da qual foi membro do Conselho Consultivo) e editor da revista acadêmica Eptic On Line. Presidiu o Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura e coordenou o grupo de trabalho de Economia Política e Políticas de Comunicação da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).

Valério é autor de vários livros como Economia Política da Comunicação, Editora Mauad, 2011 e Digitalização, diversidade e cidadania, Editora Annablume, 2010.

A revista IHU On-Line publicou vários artigos de Valério Cruz Brittos como "A expectativa de um marco regulatório das comunicações e o PNBL" e "Debate midiático, Economia Política da Comunicação e Sociedade".

Igualmente, ele concedeu várias entrevistas à IHU On-Line como "Televisão digital: uma nova era na TV Brasileira" e "Conferência Nacional de Comunicação: um marco histórico para o Brasil"