Por: Jonas | 16 Junho 2012
Tanto ontem (12/06), como hoje (13/06), o cardeal canadense se encontrou com as vítimas de abusos cometidos por religiosos irlandeses. O cardeal Ouellet está na Irlanda como enviado do Papa para o quinquagésimo Congresso Eucarístico Internacional, que terminará no próximo domingo. O cardeal indicou que o encontro com as vítimas foi um pedido explícito de Bento XVI.
A reportagem é de Fabrizio Mastrofini, publicada no sítio Vatican Insider, 13-06-2012. A tradução é do Cepat.
Ele confirmou isso, durante a homilia da missa celebrada em Lough Derg, ao oeste de Dublín, na diocese de Clogher. “Bento XVI – explicou o purpurado canadense – pediu-me para que viesse, aqui, pedir perdão a Deus pela época em que alguns sacerdotes abusaram de crianças, não somente na Irlanda, mas em toda a Igreja”. O encontro com as vítimas, procedentes de diferentes dioceses, durou duas horas, segundo o que indicou a coletiva de imprensa do Congresso. Durante as conversas, cada uma delas contou sua própria história ao cardeal.
“No contexto do Congresso Eucarístico Internacional - enfatizou o cardeal Ouellet -, reafirmo o compromisso da Igreja para criar um ambiente seguro para as crianças, comprometendo-nos a dar vida para uma cultura de respeito, na integridade baseada no amor de Cristo, para que se difunda em toda a sociedade”.
O cardeal também garantiu que informará o Papa sobre o encontro, assim que regressar ao Vaticano, na próxima semana. Para essa inserção no sofrimento provocado pela pedofilia, o cardeal Ouellet esteve acompanhado pelo núncio apostólico, dom Charles Brown, e pelo bispo de Clogher, dom Liam MacDaid. Este último participou da vigília penitencial, durante toda a noite, que precedeu a missa desta manhã.