14 Junho 2012
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, que até então vinha sendo considerado uma das poucas presenças de peso na Rio+20, não virá para a conferência. Segundo a Folha apurou, a delegação do país será chefiada pelo primeiro-ministro, Dmitri Medvedev.
A reportagem é de Isabel Fleck e publicada por Folha Online, 13-06-2012.
Com isso, o Brasil não contará com a presença de mais um importante chefe de Estado dos Brics, já que a China será representada também pelo premiê Wen Jiabao.
O governo brasileiro não tem divulgado os nomes dos chefes de Estado que confirmaram presença no evento, mas diz que são 101 os que já indicaram que virão. O número divulgado na última semana era de 115.
Anteontem, o governo americano confirmou que o país será representado pela secretária de Estado, Hillary Clinton, o que descarta a vinda do presidente Barack Obama. A chanceler (premiê) alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, também não estarão presentes.
O Itamaraty, contudo, minimiza as ausências. "Para nós, o que importa são os 190 países representados", disse o porta-voz do ministério, Tovar Nunes.
Ainda entre os Brics, a delegação da Índia será liderada pelo primeiro-ministro, Manmohan Singh, e a da África do Sul, pelo presidente Jacob Zuma.
Os nomes mais esperados agora são o do presidente francês, François Hollande, e do iraniano Mahmoud Ahmadinejad.