26 Mai 2012
Vergonha
"O processo foi péssimo, antidemocrático, uma vergonha. A coletiva deveria ter sido feita em cima do documento que será publicado no Diário Oficial e não sobre um Power Point" - João Paulo Capobianco, presidente do conselho do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS) e ex-secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente – Folha de S. Paulo, 26-05-2012.
Irresponsável
"Foi um pronunciamento genérico. A forma de tratar uma assunto tão polêmico foi irresponsável" - João Paulo Capobianco, presidente do conselho do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS) e ex-secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente – O Estado de S. Paulo, 26-05-2012.
"Desde que Aldo Rebello (PCdoB) propôs a primeira versão de mudança na Câmara, houve redução da forma de contar Área de Preservação Permanente (APP) à margem de rio (a partir da cheia, em vez da seca). E a recuperação mínima prevista antes era de 30 metros. Agora começa com 5 metros. Tem de assumir claramente para a sociedade que está se reduzindo a proteção e a recuperação. E isso se chama anistia" - João Paulo Capobianco, presidente do conselho do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS) e ex-secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente – O Estado de São Paulo, 26-05-2012.
Anistia mantida
"Mesmo com a versão dada, está mantida a anistia e a redução da proteção às florestas" – Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente – Folha de S. Paulo, 26-05-2012.
Brilharete
"Não foi tudo o que a gente esperava, mas foi uma bofetada na maioria ruralista, um recado de que eles não são donos do Brasil. [Dilma] podia fazer um brilharete, todo mundo ia bater palma (ao veto total), e dali a dois meses ia ser derrotada" – Carlos Minc, ex-ministro do Meio Ambiente – Folha de S. Paulo, 26-05-2012.
Democrático
"Eu ficaria decepcionado se tivesse o veto total. Como ela vetou parcial, acho que faz parte do processo democrático" - Paulo Piau, deputado federal – PMDB-MG e relator do texto da Câmara – Folha de S. Paulo, 16-05-2012.
O veto...
“O PT está no poder há nove anos, quatro meses e 26 dias. Não há razão objetiva para um governo, qualquer governo, com todo esse tempo não ter até hoje aprovado uma boa lei para regular de maneira ampla a área ambiental” – Fernando Rodrigues, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-05-2012.
do marketing
“No fundo, a régua e o compasso usados nos 12 vetos de Dilma atendem pelo nome de marketing. O Planalto precisava dar uma resposta pública antes da Rio+20, conferência da ONU agora em junho. Nada como fazer uma MP prometendo um mundo perfeito sabendo que não dará tempo para o assunto ser votado. Passada a Rio+20, a tensão cai e o interesse do Planalto volta ao nível normal” – Fernando Rodrigues, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-05-2012.
Para a plateia
“Governistas enxergam no envio da Medida Provisória do Código Florestal manobra do Planalto para ficar "bem na foto" às vésperas da Rio+20. Como a proposta só será votada após o evento, apostam que ela será alterada, voltando a vigorar o texto anterior ao veto. "E Dilma fica vencedora por 30 dias'', diz um deputado” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-05-2012.
Neoruralismo
“O PSD liderou a resistência à PEC do Trabalho Escravo, aprovada terça-feira na Câmara: 40% dos deputados da sigla votaram contra ou se abstiveram” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-05-2012.
DNA
“Petistas se dizem surpreendidos com a troca (na Previ), que favoreceu Aldemir Bendine, presidente do BB. Saem fortalecidos Mantega e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), aliados de Bendine” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-05-2012.
Inoportuna
“Num país que deveria olhar para o futuro, em vez de remoer o passado - tese que levou guerrilheiros, advogados e o próprio governo militar a acordarem a Lei da Anistia, colocando uma pedra sobre aqueles tempos conturbados -, a comissão é inoportuna” – Ives Gandra Silva Martins, professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do CIEE-SP, da ESG e da ECEME – O Estado de S. Paulo, 26-05-2012.
Dias gloriosos
“Vive a nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente de vinculações políticas, simpatias ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é essencial à democracia, a lei, a ordem" – editorial do jornal O Globo, 02-09-1964, enaltecendo o golpe militar do dia 1º de abril, citado por Ives Gandra Silva Martins – O Estado de S. Paulo, 26-05-2012.
Milionárias
“A partir do Ato Institucional n.º 2/65, que suprimiu as eleições daquele ano, opus-me a ele, o ponto de, em 13 de fevereiro de 1969, ter sido pedido o confisco de meus bens e a abertura de um inquérito policial militar sobre minhas atividades de advogado, por defender empresa que não agradava ao regime. (...) Embora arquivados os dois pedidos, o fato de ter sido anunciada a abertura do processo contra mim, pelos jornais, com grande sensacionalismo, tive minha advocacia abalada por alguns anos. Nem por isso pedi indenizações milionárias ao governo atual, nem pedirei’ – Ives Gandra Silva Martins, professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do CIEE-SP, da ESG e da ECEME – O Estado de S. Paulo, 26-05-2012.
Casamento acertado
“Azul e Trip estão se fundindo. Para formar a terceira maior empresa de aviação do Brasil” – Sônia Racy, jornalista – O Estado de S. Paulo, 26-05-2012.
Xuxa
“Xuxa, que se conecta com crianças, ajudou-as e a seus pais ao falar de forma tão pessoal de um tema tabu. Haja vista que as denúncias cresceram 30% após seu depoimento. Mas será pouco o ganho se a criança não tiver para quem apelar” – Marta Suplicy, senadora – PT-SP – Folha de S. Paulo, 26-05-2012.
Morreu!
"A revolução morreu. Depois de tanto sacrifício, podemos ter um segundo Mubarak no poder. É muito deprimente" - Mahmoud Ward, 29, funcionário de uma firma de telefonia – Folha de S. Paulo, 26-05-2012.
Tudo de ruim
"Shafiq é Mubarak e tudo de ruim que tivemos nos últimos 30 anos" - Adel Ibrahim, 57, aposentado, em lágrimas, segurando o sapato, no tradicional gesto árabe de ultraje – Folha de S. Paulo, 26-05-2012.
Hegel
"Estamos discutindo Hegel [filósofo alemão] e a molecada tá no recreio, fazendo correria do lado da sala. A aula fica insuportável" - Michael de Santana, 27 anos, aluno da Unifesp de Guarulhos, SP – b, 26-05-2012.
Despesa a menos
“Os gregos vão, aos poucos, abandonando o hábito milenar de quebrar pratos em momentos de celebração. Tem a ver com a crise econômica, mas não necessariamente com o preço da porcelana. Está difícil arrumar motivos para festas na Grécia” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 26-05-2012.
A que ponto chegamos
“Como se não bastasse a insustentável defesa dos governadores Marconi Perillo e Agnelo Queiroz, cada um com seu cada qual, o PSDB e o PT disputam em São Paulo o apoio e o tempo na TV do PP de Paulo Maluf. Eles se merecem, né não?” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 26-05-2012.
Regime político
“Ao contrário do deputado Cândido Vaccarezza, o governador Sérgio Cabral está visivelmente mais magro depois daquilo tudo, sem gastar um tostão com cirurgia de redução de estômago” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 26-05-2012.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU