Frases do dia

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

25 Abril 2012

Enriquecimento ilícito ou Furto?

“A ideia de criminalização do enriquecimento ilícito é tão velha quanto a Bíblia. "Não furtarás", oitavo mandamento da Lei de Deus (Êxodo 20:2-17), resume de forma sucinta o que os juristas da Comissão de Reforma do Código Penal do Senado reescrevem com pompas de grande novidade no anteprojeto contra a corrupção desenfreada que assola o País” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 25-04-2012.

Eufemismo

"Enriquecimento ilícito", convenhamos, é puro eufemismo de colarinho branco, próprio de quem não é ladrão de galinhas para ser enquadrado por roubo, simplesmente” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 25-04-2012.

Vergonha na cara


“Antes que a ocasião faça um novo ladrão em Brasília, lembremos o décimo ensinamento de Deus: "Não cobiçarás coisa alguma do teu próximo!" E vê se toma vergonha nessa cara, rapaz!” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 25-04-2012.

Dilma segundo Delfim

“Foi mais do que confortador ouvir a presidente Dilma dizer aos novos diplomatas, na última sexta-feira, que "temos de equacionar três amarras do país e construir o caminho, o chamado quarto caminho. As três amarras são: taxa de juro, taxa de câmbio e impostos altos. E o caminho é a educação de qualidade". Isso revela o quanto ela está antenada com as necessidades nacionais” – Antonio Delfim Netto, economista – Folha de S. Paulo, 25-04-2012.

Cacareco

“Fustigada pelo fantasma da recessão e pelo medo do futuro, a candidatura de Marine Le Pen tem algo de Cacareco. Mais do que uma adesão ao ideário neofascista, ela reflete a indignação de milhares de franceses com os partidos do establishment, que veem como responsáveis pela crise” – Hélio Schwartsman, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-05-2012.

Pretório Excelso

“A Suprema Corte brasileira, constituída no passado e no presente por ínclitos juristas, parece hoje exercer um protagonismo político, que entendo contrariar a nossa Lei Suprema. Assim é que, a partir dos nove anos da gestão Lula e Dilma, o Pretório Excelso passou a gerar normas” – Ives Gandra da Silva Martins, advogado, presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio – Folha de S. Paulo, 25-04-2012.

Perdão

"Aos que me desejam mal, os perdôo. Tenho uma fé muito grande no tratamento da doença que me afeta desde o ano passado. Seguirei vivendo para dar a vida pelo povo e pela revolução” – Hugo Chávez, presidente da Venezuela, em Havana, segurando um crucifixo – O Estado de S. Paulo, 25-04-2012.

Boa companhia

“Torcedores do Corinthians, do Palmeiras e do Flamengo vibraram ontem com a eliminação do Barcelona e torcem agora contra o Real Madrid para consagrar a tese de que, no futebol, o melhor sempre perde antes da Final” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 25-04-2012.

Rotina cruel

“Raúl Castro tem agenda cheia nesta semana em Cuba! Vai levar Hugo Chávez amanhã ao aeroporto de Havana e, no sábado, voltará à pista para recebê-lo de novo” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 25-04-2012.

Canja de galinha

“Ronaldo Fenômeno confirmou sua fama de pé-quente no sorteio das chaves do futebol masculino para os Jogos Olímpicos de Londres. A seleção brasileira vai pegar o Egito, a Bielo-Rússia e a Nova Zelândia no grupo C da Olimpíada. Se não passar, azar do Mano Menezes!” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 25-04-2012.