Brasil vai dar visto para haitianos na fronteira

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

04 Abril 2012

O governo brasileiro decidiu receber centenas de haitianos que estavam barrados na fronteira amazônica do país desde janeiro deste ano.

A informação é do jornal Folha de S. Paulo, 04-04-2012.

A notícia foi divulgada ontem pelo secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, em sua conta do Twitter e confirmada à Folha por ONGs que atuam na área de assistência aos refugiados do Haiti.

"O governo decidiu hoje recepcionar os 245 haitianos restantes em Iñapari, no Peru. Terão procedimento simplificado para permanecer no país. Também serão regularizados os 363 haitianos de Tabatinga/AM que estão fora do alcance da medida legal do CNIg [Conselho Nacional de Imigração] de janeiro", escreveu Abrão.

"Todos receberão carteira de trabalho temporária e assistência das secretarias de Justiça de Acre e Amazonas para colocação no mercado", acrescentou o secretário.

Em janeiro, o governo emitiu "vistos humanitários" para 4.000 haitianos já no Brasil e estipulou cota de 1.200 vistos por ano para haitianos.