Brasil vai dar visto para haitianos na fronteira

Mais Lidos

  • A palavra que define Deus como Trindade foi criada por um africano. Entrevista com Myriam Gautho

    LER MAIS
  • Israel está usando a guerra contra o Irã para intensificar seus ataques em Gaza

    LER MAIS
  • Lula consolida vantagem sobre Flávio Bolsonaro, mas enfrenta desafio com jovens e classe média, diz cientista político

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

04 Abril 2012

O governo brasileiro decidiu receber centenas de haitianos que estavam barrados na fronteira amazônica do país desde janeiro deste ano.

A informação é do jornal Folha de S. Paulo, 04-04-2012.

A notícia foi divulgada ontem pelo secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, em sua conta do Twitter e confirmada à Folha por ONGs que atuam na área de assistência aos refugiados do Haiti.

"O governo decidiu hoje recepcionar os 245 haitianos restantes em Iñapari, no Peru. Terão procedimento simplificado para permanecer no país. Também serão regularizados os 363 haitianos de Tabatinga/AM que estão fora do alcance da medida legal do CNIg [Conselho Nacional de Imigração] de janeiro", escreveu Abrão.

"Todos receberão carteira de trabalho temporária e assistência das secretarias de Justiça de Acre e Amazonas para colocação no mercado", acrescentou o secretário.

Em janeiro, o governo emitiu "vistos humanitários" para 4.000 haitianos já no Brasil e estipulou cota de 1.200 vistos por ano para haitianos.