05 Março 2012
Muito mal!
“A saúde vai muito mal no Brasil” – D. Odilo Pedro Scherer, cardeal-arcebispo de São Paulo – Folha de S. Paulo, 05-03-2012.
Hipótese para choro de Dilma
"A internação do ex-presidente Lula, diagnosticado com infecção pulmonar em meio ao tratamento para combater o câncer, pode ser a explicação para o choro da presidente Dilma Rousseff, que até agora ninguém entendeu, no dia da posse do bispo Marcelo Crivella no Ministério da Pesca. Na véspera da posse, Dilma foi a São Bernardo do Campo, de surpresa, visitar Lula. Na falta de informações precisas sobre os motivos da visita, especulou-se que teria ido se aconselhar com o guru diante das dificuldades de relacionamento com a base aliada. Como seria improvável alguém chorar por demitir um ministro inexpressivo como Luiz Sérgio, ficou a dúvida. A saúde frágil de um amigo tão próximo como Lula, sim, seria motivo para a dama de ferro desabar” – Rosane de Oliveira, jornalista – Zero Hora, 05-03-2012.
Colonialismo francês
"O interlocutor (Jérôme Valcke, secretário geral da Fifa) já está riscado. Esse cara é um vagabundo. Os franceses nunca se deram bem no colonialismo no Brasil. Ele mordeu a língua, criou um problema não para nós, mas para a Fifa. Falou de forma inadequada e imprópria" – Marco Aurélio Garcia, assessor internacional do Palácio do Planalto – Valor, 05-03-2012.
Briga de escola
"O bate-boca entre a Fifa e o governo parece briga de adolescente na escola. Como castigo, Aldo tem que fazer o dever atrasado e Valcke poderia ficar em silêncio no canto da sala” – Rubens Bueno, líder do PPS na Câmara, sobre o embate público entre o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, às vésperas da votação da Lei Geral da Copa na Câmara – Folha de S. Paulo, 05-03-2012.
Vá entender
“Aflita, a CBF, coisa inédita, trabalhou no sábado à noite. Mas fez um comunicado com intenção de se alinhar com o governo que resultou condescendente com a Fifa, que mandou chutar o traseiro do Brasil” – Juca Kfouri, jornalista – Folha de S. Paulo, -05-03-2012.
Indisciplina
“A história militar no Brasil, desde a conspiração para o golpe da República, é uma história de indisciplina. Muitos dos que viveram em indisciplina não podem compreender outra conduta” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 04-03-2012.
Roleta russa
"Me parece que a Lei da Ficha Limpa vai causar vítimas em todos os partidos com essa amplitude. É uma roleta russa com todas as balas no revólver, feita pelos partidos " - Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal – STF – O Estado de S. Paulo, 04-03-2012.
Camelo
“Do ponto de vista jurídico, (a Lei da Ficha Limpa é) um camelo. É uma lei mal feita. Quem passou por perto dela tem que ter vergonha. Quem trabalhou na sua elaboração tem que ter vergonha. Porque ela é uma lei extremamente mal feita. Não merece o nome de jurista quem trabalhou nessa lei. E o debate no STF serviu para mostrar isso” - Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal – STF – O Estado de S. Paulo, 04-03-2012.
Dilma vulnerável
“A última semana exibiu a vulnerabilidade de Dilma, pressionada simultaneamente pelo protesto público do PMDB, pela desobediência dos militares da reserva e pelo ingresso do bispo-senador, Marcelo Crivella (PRB-RJ), no ministério - uma imposição da conjuntura eleitoral paulistana. O recurso ao ex-presidente Lula em busca de orientação exibiu, de quebra, o grau de dependência em relação ao criador, cujo conselho foi o de sempre: agradar a base a qualquer custo, ceder no que for preciso, pois a hora não permite riscos” – João Bosco Rabello, jornalista – O Estado de S. Paulo, 04-03-2012.
Contraponto
“Crivella será o contraponto interno a vozes como a da nova ministra Eleonora Menicucci, que estreou com um discurso pró-aborto, e adversário de causas como a cartilha anti-homofóbica - posições que conflitam com as convicções da própria presidente, adormecidas em favor da estratégia eleitoral" – João Bosco Rabello, jornalista – O Estado de S. Paulo, 04-03-2012.
Edir
“Quem pensa nos outros, pensa como Deus” – Marcelo Crivella, bispo da IURD, citando Edir Macedo, na posse como ministro – O Estado de S. Paulo, 04-03-2012.
Serra
“O fato é que a candidatura de José Serra pelo PSDB sacode não só a campanha do petista Fernando Haddad, que ia tão bem, como desestabiliza a aliança em torno de Dilma. Uma penca de partidos estava pronta a apoiar Haddad, mas recuou e hoje negocia a céu aberto com os dois lados, pressionando o governo por cargos e favores” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 04-03-2012.
Coceira
“Os aliados adoram ser governo, mas estão se coçando para trair” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 04-03-2012.
Fifa, freiras e prostitutas
“A Fifa, como se sabe, jamais foi um colégio de freiras e, em homenagem às prostitutas, é melhor tratá-la como uma casa de gangsters, capazes de quaisquer atrocidades” – Juca Kfouri, jornalista, comentando as declarações de Jérôme Valcke, o secretário-geral da Fifa, e levantando a hipótese de que seriam “o começo da entrega da Copa do Mundo de 2014 para a Inglaterra” – Folha de S. Paulo, 04-03-2012.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU