Bispo que pediu voto contra PT vira arcebispo

Mais Lidos

  • “Não podemos fazer nada”: IA permite colar em provas universitárias com uma facilidade sem precedente

    LER MAIS
  • São José de Nazaré, sua disponibilidade nos inspira! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

16 Fevereiro 2012

O novo arcebispo de Campinas, nomeado pelo papa Bento XVI, é d. Airton José dos Santos, de 55 anos, até agora bispo de Mogi das Cruzes, diocese que dirigia desde 2004, após ter sido bispo auxiliar de Santo André por três anos. Natural de Bom Repouso (MG), estudou Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e fez mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

A reportagem é de José Maria Mayrink e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 16-02-2012.

De atuação discreta em Mogi, d. Airton não costuma se envolver em política, mas se manifestou a respeito das eleições em 2010. Divulgou uma orientação a seus diocesanos, na qual defendia candidatos que defendessem "o direito à vida, da concepção aos seus momentos finais" (condenação indireta ao aborto e à eutanásia), na linha adotada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Semanas depois, assinou, como secretário-geral, nota do Conselho Episcopal do Regional Sul 1 da CNBB, recomendando a difusão do Apelo a Todos os Brasileiros e Brasileiras, manifesto contrário ao voto em candidatos do PT, pelo fato de ter defendido a descriminalização do aborto.

Ontem, em mensagem à Arquidiocese de Campinas, d. Airton saúda as "autoridades constituídas" e os que assumem encargos e serviços pela população. O papa nomeou também o bispo d. José Luiz Ferreira Salles, até agora auxiliar de Fortaleza, para a diocese de Pesqueira (PE).