Valdenses refletem sobre diversidade sexual

Mais Lidos

  • “A emoção substituiu a expertise, e nosso cérebro adora isso!” Entrevista com Samah Karaki

    LER MAIS
  • “Marco temporal”, o absurdo como política de Estado? Artigo de Dora Nassif

    LER MAIS
  • A desigualdade mundial está aumentando: 10% da população detém 75% da riqueza

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

13 Janeiro 2012

Reunidos em assembléia, jovens da Igreja Valdense refletem sobre a diversidade sexual numa perspectiva bíblica que busca a superação de esquemas teológicos discriminatórios. O encontro começou no sábado, 7, e se estende até o próximo sábado, 14, em Colônia Cosmopolita, no Uruguai.

A informação é da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), 12-01-2012.

A coordenação dos momentos de reflexão está a cargo do pastor Sergio Ariel López, da Igreja Evangélica do Rio da Prata (IERP) e mestrando em Sagradas Escrituras no Instituto Universitário Isedet da capital buenairense. O encontro reúne mais de 70 jovens procedentes de congregações da Argentina e do Uruguai.

López defendeu uma nova teologia que dê lugar a igrejas mais inclusivas. “Existe uma forte estigmatização das pessoas que padecem da doença, e não por uma questão médica, mas moral e teológica”, disse.

O pastor da IERP dedica a sua dissertação de mestrado na pesquisa da problemática do HIV-Aids numa perspectiva teológica. “É preciso reler os textos bíblicos que foram usados, continuam sendo usados muitas vezes em nossas igrejas, para justificar a condenação de grupos e pessoas de orientação homossexual”, afirmou.

Além de reflexões, a programação da assembléia prevê momentos de recreação, canto, devoção e planejamento do trabalho com a juventude valdense nas congregações.

A assembleia saudou a presença da jovem Nataly Plaván, da Igreja Valdense da Itália, que começou, neste evento, um período de seis meses de estágio em centros de serviço da igreja, tanto na Argentina como no Uruguai. Ela está matriculada em curso a distância na área da diaconia na Faculdade Valdense de Teologia, em Roma.