21 Dezembro 2011
Chicana no STF
“Decisão do ministro Marco Aurélio Mello de suspender poderes do CNJ é mais uma demonstração de corporativismo no Judiciário” – editorial “Chicana no STF” – Folha de S. Paulo, 21-12-2011.
“Devassa’
"A quem o discurso da 'devassa' protege?" – um ministro do STF reagindo ante as decisões dos ministros -o primeiro (Marco Aurelio Mello) esvaziou o poder da corregedoria; o segundo (Ricardo Lewandowski) suspendeu apuração de enriquecimento ilícito – Folha de S. Paulo, 21-12-2011.
Zorro
"Sabe que dia eu vou inspecionar São Paulo? No dia em que o sargento Garcia prender o Zorro. É um Tribunal de Justiça fechado, refratário a qualquer ação do CNJ e o presidente do Supremo Tribunal Federal é paulista" – Eliana Calmon, corregedora – O Estado de S. Paulo, 21-12-2011.
Bem na hora
"Quando o Sargento Garcia estava chegando perto, o Zorro deu um jeito de escapar" - comentário ouvido ontem em Brasília, em referência à célebre frase da corregedora Eliana Calmon e à abortada investigação sobre o Tribunal de Justiça de São Paulo - Folha de S. Paulo, 21-12-2011.
Monocrática
"Até recentemente, medidas controvertidas no 'apagar das luzes' eram costume do Congresso. Agora isso chegou ao Judiciário, só que por decisão monocrática” – Chico Alencar, deputado federal – PSOL-RJ, sobre liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello na véspera de um recesso que se prolongará até fevereiro, esvaziando os poderes da Corregedoria Nacional de Justiça – Folha de S. Paulo, 21-12-2011.
Atraso
”Quando a gente pensa que as coisas podem melhorar em nosso país, se tivéssemos mais pessoas com a coragem de Eliana Calmon, a realidade nos joga outra vez nas trevas do atraso do corporativismo, bem na época da renovação de esperanças no Ano Novo” – Ricardo Kotscho, jornalista, comentando a liminar de Marco Aurélio Mello, comentando a liminar que enfraquece o Conselho Nacional de Justiça – CNJ -, no seu blog, 20-12-2011.
Líder sindical
”Desde que entrou no STJ, (Marco Aurélio Mello, nomeado por Fernando Collor) no começo dos anos 1990, o primo de Fernando Collor de Mello sempre correu em faixa própria, como uma espécie de líder sindical das corporações jurídicas, concedendo liminares polêmicas para libertar presos do andar de cima. Em 73% dos casos, foi voto vencido nas ações de inconstitucionalidade analisadas pelo STF” - – Ricardo Kotscho, jornalista, comentando a liminar de Marco Aurélio Mello, comentando a liminar que enfraquece o Conselho Nacional de Justiça – CNJ -, no seu blog, 20-12-2011.
Seis anos
“O mensalão, com 38 réus, não é um julgamento qualquer. Prazos devem ser cumpridos. Só que o STF é uma corte política. Achar normal e razoável a tramitação de seis anos revela como impera ali uma indiferença incompatível com certos desafios que os ministros devem assumir” – Fernando Rodrigues, jornalista – Folha de S. Paulo, 21-12-2011.
Mãos peludas
”Há infiltração de muitas mãos peludas” – Hugo Chávez, presidente da Venezuela, criticando a direita paraguaia que se opõe à entrada da Venezuela no Mercosul – O Estado de S. Paulo, 21-12-2011.
"Espero que o Equador não tenha que demorar tanto para entrar (no Mercosul)” – Hugo Chávez, presidente da Venezuela, criticando a direita paraguaia que se opõe à entrada da Venezuela no Mercosul – O Estado de S. Paulo, 21-12-2011.
Eliminatórias 1
“Dada como certa entre os operadores da organização da Copa, a saída de Ricardo Teixeira do comando da CBF é motivo de disputa entre os amigos do peito Lula e Sérgio Cabral” – Renata Lo Prete, jornalista - Folha de S. Paulo, 21-12-2011.
Eliminatórias 2
"Enquanto o ex-presidente tenta emplacar Andrés Sanchez, de saída do Corinthians e indicado para a diretoria de seleções, o governador ainda bate o pé por um nome do Rio" – Renata Lo Prete, jornalista - Folha de S. Paulo, 21-12-2011.
Conceitos
“A nota divulgada pelo PC do B afirmando que o ditador nortecoreano Kim Jong-il promoveu “a paz” e a “solidariedade” entre os povos indica que o partido precisa rever os seus conceitos” – Rosane de Oliveira, jornalista – Zero Hora, 21-12-2011.
Sucessão natural
“O herdeiro Kim Jong-un terá na Coréia do Norte o mesmo poder de Ronaldo Fenômeno na Copo de 2014. Ainda não está muito claro na sucessão de Kim-Jong-il quem será o Ricardo Teixeira de Pyongyang” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 21-12-2011.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU