"Com Havel, perdemos um homem extraordinário, decisivo para a nossa liberdade''

Mais Lidos

  • "Abusos contra os palestinos": a guerra de estupros entre Israel e o Hamas

    LER MAIS
  • A corrupção naturalizada, enfim desmascarada: o Banco Master. Artigo de Leonardo Boff

    LER MAIS
  • Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro. O escândalo que rachou a direita. Destaques da Semana no IHUCast

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

19 Dezembro 2011

A Igreja da República Tcheca chora o presidente Havel. Na página da Conferência dos Bispos da República Tcheca, lê-se uma breve nota em que o presidente dos bispos expressa "dor pela morte de V. Havel" e lembra alguns momentos relevante da vida do político e intelectual.

A reportagem é do sítio Vatican Insider, 18-12-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A nota também expressa as condolências dos bispos à família e às pessoas próximas ao falecido ex-presidente e, ao mesmo tempo, "dá graças a Deus pela vida deste homem extraordinário, que deu uma contribuição decisiva para a queda do regime comunista e a ascensão de um nova nação".

O cardeal Miloslav Vlk, arcebispo emérito de Praga, também no sítio do Episcopado, escreve: "Morreu um homem ao qual a nossa nação deve o retorno à soberania, assim como a sua liberdade (...) e, portanto, todos nós somos obrigados a prestar-lhe homenagem". O cardeal, que lembra Havel como "amigo e companheiro de prisão", destaca que Havel foi um "homem corajoso inseparável da história da nação".