30 Novembro 2011
Uma comitiva da Presidência foi intimidada por fazendeiros quando inspecionava uma área reclamada por índios em Iguatemi (MS), Estado palco de conflitos envolvendo demarcação de terras.
A informação é do jornal Folha de S. Paulo, 30-11-2011.
Segundo a Presidência, o incidente aconteceu quando o comboio que levava o secretário Nacional de Articulação Social, Paulo Maldos, foi parado numa estrada rural por um grupo de quatro homens.
Pouco antes, a comitiva havia visitado um acampamento de índios guarani-caiovás destruído em um ataque.
Segundo a Presidência, após o comboio parar, os quatro começaram a fotografar, filmar e ofender os índios que acompanhavam a comitiva. Eles exigiram que todos no comboio, inclusive o secretário, exibissem documentos.
De acordo com Maldos, mesmo quando ele informou seu cargo, os homens não se intimidaram e continuaram gritando e filmando os índios.
O bate-boca continuou até que agentes da Força Nacional chegaram. Eles exigiram que os homens se identificassem e apagaram as fotos. "Eles estavam extremamente agressivos", disse Maldos.
No grupo, segundo a Presidência, estava o secretário de Obras de Iguatemi, Marcio Margatto. Ninguém foi detido. A Folha tentou ouvir Margatto, mas ele não telefonou.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Grupo de fazendeiros intimida comitiva da Presidência em MS - Instituto Humanitas Unisinos - IHU