Grupo de fazendeiros intimida comitiva da Presidência em MS

Mais Lidos

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

30 Novembro 2011

Uma comitiva da Presidência foi intimidada por fazendeiros quando inspecionava uma área reclamada por índios em Iguatemi (MS), Estado palco de conflitos envolvendo demarcação de terras.

A informação é do jornal Folha de S. Paulo, 30-11-2011.

Segundo a Presidência, o incidente aconteceu quando o comboio que levava o secretário Nacional de Articulação Social, Paulo Maldos, foi parado numa estrada rural por um grupo de quatro homens.

Pouco antes, a comitiva havia visitado um acampamento de índios guarani-caiovás destruído em um ataque.

Segundo a Presidência, após o comboio parar, os quatro começaram a fotografar, filmar e ofender os índios que acompanhavam a comitiva. Eles exigiram que todos no comboio, inclusive o secretário, exibissem documentos.

De acordo com Maldos, mesmo quando ele informou seu cargo, os homens não se intimidaram e continuaram gritando e filmando os índios.

O bate-boca continuou até que agentes da Força Nacional chegaram. Eles exigiram que os homens se identificassem e apagaram as fotos. "Eles estavam extremamente agressivos", disse Maldos.

No grupo, segundo a Presidência, estava o secretário de Obras de Iguatemi, Marcio Margatto. Ninguém foi detido. A Folha tentou ouvir Margatto, mas ele não telefonou.