Papa anuncia novo documento sobre a evangelização

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

27 Novembro 2011

No encontro com os bispos norte-americanos em visita a Roma, falou-se do documento. Enquanto isso, a Santa Sé oficializou importantes nomeações episcopais.

A reportagem é do sítio Vatican Insider, 26-11-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Um "importante objetivo" da visita pastoral do Papa Bento XVI aos Estados Unidos em 2008 era o de "encorajar a Igreja na América a reconhecer, à luz de uma dramática mudança do panorama social e religioso, a urgência de uma nova evangelização". Em "continuidade com esse objetivo – afirmou o papa, encontrando-se na Sala do Consistório do Palácio Apostólico do Vaticano com os prelados da Conferência dos Bispos dos Estados Unidos –, pretendo apresentar nos próximos meses, para a sua consideração, algumas reflexões que eu confio que vocês acharão úteis para o discernimento que vocês estão chamados a assegurar na sua tarefa de guiar a Igreja para o futuro que Cristo está abrindo para nós".

Além disso, Bento XVI nomeou Dom Charles John Brown, até agora oficial da Congregação para a Doutrina da Fé, como o novo núncio apostólico na Irlanda, elevando-o também ao posto de arcebispo. Já Dom Giuseppe Leanza passou para a nunciatura de Praga, em meio às tensões entre o governo de Dublin e a Santa Sé depois da publicação de um relatório sobre os abusos pedófilos nas dioceses irlandesas.

Uma outra importante nomeação é a de Dom Marek Solczynski, até agora conselheiro da Nunciatura, a novo núncio apostólico na Geórgia, elevando-o, ao mesmo tempo, ao posto de arcebispo, e Antonio De Luca, 55 anos, originário de Torre del Greco (Nápoles), até agora pro-vigário episcopal para a Vida Consagrada da arquidiocese napolitana, como novo bispo da diocese de Teggiano-Policastro (Salerno).