04 Novembro 2011
A Irlanda se prepara para fechar as suas embaixadas no Vaticano e no Irã por motivos econômicos. A medida foi anunciada em um comunicado pelo Ministério das Relações Exteriores, acrescentando que, como parte das medidas de austeridade previstas pelo plano de resgate da União Europeia e o Fundo Monetário Internacional, também será fechado o escritório de representação no Timor Leste.
A reportagem é do sítio Vatican Insider, 03-11-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Há alguns meses atrás, a Santa Sé convocou o seu enviado à Irlanda depois das acusações contra ele, considerado responsável por ter encoberto alguns casos de abuso sexual cometidos por sacerdotes.
"A Santa Sé está ciente da decisão da Irlanda de fechar a embaixada em Roma junto à Santa Sé", é o que afirma o padre Federico Lombardi. "Naturalmente – escreve a nota –, todo Estado que tenha relações diplomáticas com a Santa Sé está livre para decidir, com base nas suas possibilidades e interesses, se deve ter um embaixador junto da Santa Sé, residente em Roma, ou residente em outro país. O que é importante são as relações diplomáticas entre a Santa Sé e os Estados, e estas não estão em questão no que se refere à Irlanda".
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
O surpreendente fechamento da embaixada irlandesa junto à Santa Sé - Instituto Humanitas Unisinos - IHU