01 Novembro 2011
O estudo internacional Preparing for Resettlement Associated with Climate Change (Preparando-se para Reassentamentos Associados às Mudanças Climáticas, em português), publicado na última edição da revista Science, apontou que o Brasil é um dos países que mais sofrerá com os deslocamentos populacionais ocasionados pelas mudanças climáticas.
A reportagem é de Débora Spitzcovsky e publicada pelo sítio Planeta Sustentável, 31-10-2011.
De acordo com os pesquisadores, o aumento das secas e do nível do mar e a intensificação dos tufões serão os principais responsáveis pelas migrações climáticas do Brasil, que partirão das regiões litorâneas, sobretudo do Nordeste. A pesquisa aponta, ainda, que outra grande responsável pelos deslocamentos populacionais brasileiros é a expansão das hidrelétricas, que, entre outros impactos, expulsa de suas casas as pessoas que residem nas áreas que serão alagadas.
Liderado pela brasileira Márcia Castro e pelo norte-americano Alex de Sherbinim, o estudo tem a intenção de alertar para a necessidade da humanidade se preparar para lidar, em um futuro próximo, com os deslocamentos populacionais causados pelas alterações climáticas.
O estudo Preparing for Resettlement Associated with Climate Change está disponível, na íntegra e em inglês, para os assinantes da revista Science.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Brasil: um dos países que mais terá migrações climáticas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU