Pe. Agostinho: "Grande Profeta da classe trabalhadora"

Mais Lidos

  • Centenas de aeronaves americanas prontas para atacar. Forças russas e chinesas estão realizando exercícios com Teerã

    LER MAIS
  • O crime em Itumbiara e a sociedade adoecida pelo machismo. Artigo de Nina Lemos

    LER MAIS
  • Pesquisadora e autora do livro Capitalismo Gore, lançado recentemente no Brasil, analisa como a violência contra minorias políticas resulta de um embaralhamento entre patriarcado e lucratividade midiática que transforma líderes extremistas em chefes de estado

    O desafio de transcender o ódio, combustível da extrema-direita, para superar a teocracia midiática. Entrevista especial com Sayak Valencia

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

08 Outubro 2011

"Por tudo que você representa, e que já fez a cada um de nós, permita-me fazer um pedido: No Próximo dia 30 de Outubro, a Pastoral Operária do Brasil, estará celebrando o aniversário do Martírio do nosso companheiro Santo Dias. Leve uma mensagem nossa, diga a ele: "Santo a luta vai continuar!’. O testemunho é de Manoel Rodrigues de Sousa Junior, ex-liberado nacional da Pastoral Operária e militante da PO do Ceará.

Eis o testemunho

Hoje pela manhã [sexta-feira], fiquei sabendo do falecimento do meu Grande mestre e Amigo Agostinho Pretto. Quero agradecer por tudo que aprendi com você, principalmente o fato de que a vida é um eterno aprendizado. A cada encontro que tivemos, com tua simplicidade, você filosofava de coisas profundas, que ia além dos mestres acadêmicos. Te ouvindo falar, enriqueceram-se de conhecimento as nossas reflexões, que tenho certeza, beberemos dessa eterna fonte por todas as nossas vidas, na construção do Reino de Jesus de Nazaré.

Que os nossos corações suportem as dores. Ainda que resistente, possa se ajeitar dentro do peito neste momento histórico tão difícil. Afinal, o grande profeta Agostinho Pretto se despede de todos nos, prá ressuscitar na luta da classe trabalhadora.

No teu testemunho de vida, foi seguidor da herança da família Abraâmica e discípulo de Jesus. Sempre preocupado com o terreno sagrado da história, dizia persistentemente com amor profundo: Quem perde a história, perde a memória. E quem perde a memória, não volta pra casa. Com o teu testemunho estará na casa do Pai e junto de todos aqueles/as companheiros/as que lutaram na defesa incondicional da vida, dos Esquecidos e injustiçados dessa sociedade egoísta.
Por tudo que você representa, e que já fez a cada um de nós, permita-me fazer um pedido: No Próximo dia 30 de Outubro, a Pastoral Operária do Brasil, estará celebrando o aniversário do Martírio do nosso companheiro Santo Dias. Leve uma mensagem nossa, diga a ele: "Santo a luta vai continuar!."

Obrigado mestre e querido Amigo Pe Agostinho.

Junior

Pastoral Operária do Ceará