Inglaterra está cada vez mais próxima de ter mulheres bispas

Mais Lidos

  • Em vez de as transformações tecnológicas trazerem mais liberdade aos humanos, colocou-os em uma situação de precarização radical do trabalho e adoecimento psicológico

    Tecnofascismo: do rádio de pilha nazista às redes antissociais, a monstruosa transformação humana. Entrevista especial com Vinício Carrilho Martinez

    LER MAIS
  • A Espiritualidade do Advento. Artigo de Alvim Aran

    LER MAIS
  • Desatai o futuro! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

05 Outubro 2011

Mais duas dioceses da Igreja da Inglaterra votaram a favor da abertura ao episcopado feminino.

A reportagem está publicada no sítio Vatican Insider, 04-10-2011. A tradução é do Cepat.

Outro passo sério em direção à ordenação de mulheres bispas foi dado pela "Igreja da Inglaterra" com o voto, de sábado passado, de outras duas dioceses (a de Peterborough e a de Ripon and Leeds) pela abertura ao episcopado das mulheres.

A informação é da agência Sir. Agora já são 19 as dioceses que disseram "sim" e bastam mais outros quatro votos favoráveis para obter maioria: caso 23 das 44 dioceses votarem a favor, será possível levar a legislação ao Sínodo geral, de julho de 2012, para seu voto definitivo. Será necessário que dois terços de cada uma das três "Houses" do Sínodo (a dos pastores, a dos leigos e a dos bispos) votem a favor para que se possa afirmar que a "Igreja da Inglaterra" terá mulheres bispas.

Durante o Sínodo de julho de 2010, a "Igreja da Inglaterra" decidiu abrir o caminho para a ordenação das mulheres bispas. Por este motivo, dezenas de pastores e centenas de leigos decidiram abandonar a "Igreja da Inglaterra", anglicana, para entrar no Ordinariato, estrutura decidida pela Igreja católica e a Igreja anglicana para permitir que os anglicanos passassem a Roma, embora mantivessem algumas formas da liturgia protestante.

Em um congresso dedicado à ordenação de mulheres bispas organizado por Rowan Williams, primaz anglicano, em sua residência de Lambeth Palace há duas semanas, o líder da comunidade anglicana disse que "a mensagem desta conferência aos bispos é a seguinte: devem preparar-se para uma mudança de cultura".