21 Setembro 2011
As obras da Copa do Mundo de 2014 tiveram um aumento de custo de R$ 2,7 bilhões desde janeiro.
A reportagem é de Felipe Coutinho e Márcio Falcão e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 21-09-2011.
Um estudo da consultoria legislativa do Senado comparou os orçamentos previstos para estádios, obras de mobilidade, portos e aeroportos no começo do ano com o último balanço do governo federal, da semana passada.
Em janeiro, os projetos estavam avaliados em R$ 23,8 bilhões, mas agora essas mesmas obras têm o custo previsto de R$ 26,5 bilhões.
Proporcionalmente, a maior variação ocorreu nos portos, que encareceram 21%.
Em valores absolutos, porém, as obras de mobilidade urbana foram as que mais cresceram: R$ 1,2 bilhão, ou 10%. Hoje os projetos voltados para a mobilidade estão avaliados em R$ 16 bilhões.
Para o governo, contudo, as obras de mobilidade, apesar do alto custo, não estão entre os "pilares essenciais" para a realização do evento, como já declarou o ministro Orlando Silva (Esporte).
R$ 30 BILHÕES
O estudo feito pelo Senado ainda comparou os valores globais do projeto Copa-2014.
No total, com as obras novas que foram incluídas desde janeiro - como o estádio do Itaquerão -, o custo da Copa do Mundo no Brasil subiu R$ 6,83 bilhões (ou 28%), chegando a R$ 30 bilhões.
Sem contar o custo do Itaquerão, o custo dos estádios foi o que teve o menor crescimento entre os diversos tipos de obras. Houve um aumento de 8%, ou R$ 480 milhões.
As arenas de Recife, Belo Horizonte, Cuiabá, Manaus e Natal tiveram crescimento de menos de 1%, enquanto Brasília reduziu o valor da obra em R$ 25 milhões. Já em Porto Alegre, o custo quase dobrou: de R$ 154 milhões para R$ 290 milhões.
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Obras da Copa ficam R$ 2,7 bi mais caras - Instituto Humanitas Unisinos - IHU