• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Roma concederá uma prelazia pessoal aos lefebvrianos se eles aceitarem o Concílio

Mais Lidos

  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Operação Contenção realizada na capital fluminense matou de mais de cem pessoas na periferia e entra para história como a maior chacina carioca de todos os tempos, sem, no entanto, cumprir o objetivo que era capturar Doca, apontado como líder do Comando Vermelho

    Rio de Janeiro: o desfile macabro da barbárie na passarela de sangue da Penha. Entrevista especial com Carolina Grillo

    LER MAIS
  • Massacre no Rio. “O objetivo subjacente da operação era desafiar as negociações de Trump com Lula”. Entrevista com Sabina Frederic

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

15 Setembro 2011

Uma prelazia pessoal, no estilo do Opus Dei. Essa é a "solução canônica" que a Santa Sé ofereceu à Fraternidade São Pio X (lefebvrianos) como "prêmio" para o seu retorno à Igreja Católica, desde que reconheçam a plena validade do Concílio Vaticano II.

A reportagem é de Jesús Bastante, publicada pela agência Efe, 14-09-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Assim se afirmou no decorrer de uma reunião entre a Congregação para a Doutrina da Fé e responsáveis da Fraternidade, que ocorreu na manhã de hoje (dia 14) no Vaticano. À frente de ambas as instituições, o prefeito William Levada, e o líder da Fraternidade, Bernard Fellay (foto).

A separação de Roma dos lefebvrianos se deu em 1988, quando o arcebispo Marcel Lefebvre nomeou quatro bispos sem a permissão de João Paulo II, que os excomungou. Bento XVI levantou há dois anos essa excomunhão, em um gesto que foi considerado como um passo evidente para acabar com o último cisma na Igreja Católica, assim como em direção ao retorno das missas em latim. O levantamento das excomunhões foi marcado, no entanto, pelas declarações de um dos bispos, o britânico Richard Williamson, que negou o Holocausto judeu, pondo em pé de guerra a comunidade judaica internacional.

Depois do encontro desta manhã, a Santa Sé, que não forneceu o conteúdo específico de suas conclusões, informou que foram propostos aos membros da Fraternidade São Pio X "alguns elementos para uma solução canônica" para alcançar "uma possível e desejada reconciliação".

"A Congregação para a Doutrina da Fé considera como base fundamental para a obtenção da plena reconciliação com a Sé Apostólica a aceitação do texto do preâmbulo doutrinal que lhes foi entregue (aos representantes da Fraternidade) durante a reunião de hoje", diz o comunicado da Santa Sé.

"Esse preâmbulo enuncia alguns princípios doutrinais e critérios de interpretação da doutrina católica necessários para garantir a fidelidade ao Magistério da Igreja (...), deixando, ao mesmo tempo, à legítima discussão o estudo e a explicação teológica de expressões individuais ou formulações presentes nos documentos do Concílio Vaticano II e do Magistério posterior", continua.

O porta-voz vaticano, Federico Lombardi, foi além, reconhecendo que a "solução jurídica" manifestada no comunicado poderia ser uma prelazia pessoal internacional, o que agora é uma "possibilidade que só poderia se concretizar sob determinadas condições".

A negativa em reconhecer o Concílio Vaticano II e a defesa radical do rito pré-conciliar foram as razões que levaram Marcel Lefebvre (1905-1991) ao cisma, que qualificou como "destrutivas" as reformas que surgiram desse Concílio.

Os lefebvrianos contam com quatro bispos e cerca de 500 sacerdotes e 200 mil fiéis em todo o mundo, especialmente na Suíça, França, Argentina, EUA, Alemanha, Chile e Colômbia.

Eis o comunicado oficial.

No dia 14 de setembro de 2011, encontraram-se na sede da Congregação para a Doutrina da Fé, Sua Eminência Reverendíssima, o cardeal William Levada, prefeito desta Congregação e presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, Sua Excelência Mons. Luis Ladaria, SJ, secretário desta Congregação, Mons. Guido Pozzo, secretário da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, Sua Excelência Dom Bernard Fellay, Superior-Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, e os Reverendos Niklaus Pfluger e Alain-Marc Nély, respectivamente primeiro e segundo Assistentes-Gerais desta Fraternidade.

Após a súplica dirigida pelo Superior-Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, no dia 15 de dezembro de 2008, à Sua Santidade Papa Bento XVI, o Santo Padre decidiu remover a excomunhão aos quatro Bispos consagrados pelo Arcebispo Lefebvre e, ao mesmo tempo, abrir colóquios doutrinais com tal Fraternidade, a fim de esclarecer os problemas de ordem doutrinal e chegar à superação da ruptura existente.

Em conformidade com as disposições do Santo Padre, uma comissão mista de estudo, composta por especialistas da Fraternidade Sacerdotal São Pio X e por especialistas da Congregação para a Doutrina da Fé, reuniu-se em oito encontros, que ocorreram em Roma entre o mês de outubro de 2009 e o mês abril de 2011. Esses colóquios, que tinham como objetivo expor e aprofundar as dificuldades doutrinais essenciais sobre temas controversos, alcançaram o objetivo de esclarecer as respectivas posições e relativas motivações.

Mesmo levando em conta as preocupações e as instâncias apresentadas pela Fraternidade Sacerdotal São Pio X no que diz respeito à guarda da integridade da fé católica diante da "hermenêutica da ruptura" do Vaticano II com relação à Tradição, a qual o Papa Bento XVI fez menção no Discurso à Cúria Romana (22-12-2005), a Congregação para a Doutrina da Fé considera como base fundamental para a obtenção da plena reconciliação com a Sé Apostólica a aceitação do texto do Preâmbulo Doutrinal que foi entregue durante o encontro do dia 14 de setembro de 2011.

Tal preâmbulo enuncia alguns princípios doutrinais e critérios de interpretação da doutrina católica, necessários para garantir a fidelidade ao Magistério da Igreja e o "sentire cum Ecclesia", deixando, ao mesmo tempo, à legítima discussão o estudo e a explicação teológica de expressões individuais ou formulações presentes nos documentos do Concílio Vaticano II e do Magistério posterior.

Na mesma reunião, foram propostos alguns elementos de uma solução canônica para a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, depois da eventual e desejada reconciliação.


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados