Antonio Spadaro é o novo diretor da revista italiana Civiltà Cattolica

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

07 Setembro 2011

O padre jesuíta Antonio Spadaro é o novo diretor da revista Civiltà Cattolica. Nomeado diretamente pelo padre geral da Companhia de Jesus, Pe. Spadaro assumirá a responsabilidade do "Colégio dos Escritores" a partir da primeira edição do próximo outubro, no 162ª ano de atividade. Trata-se de uma mudança esperada, especialmente pelo atual diretor, o Pe. Gianpaolo Salvini, que é seu responsável desde julho de 1985.

A nota é do blog Gesuiti News, 06-09-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O padre Antonio Spadaro nasceu em Messina, no dia 6 de julho de 1966, e foi ordenado sacerdote no dia 21 de dezembro de 1996 em Catânia. Completou sua formação nos Estados Unidos. É formado em filosofia pela Universidade de Messina e realizou seu doutorado em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Por cinco anos, foi responsável pelas atividades culturais dos jesuítas na Itália.

Começou a escrever na Civiltà Cattolica em 1994. Ocupou-se principalmente com a cultura e, particularmente, tanto de crítica literária – estudando principalmente autores italianos e norte-americanos –, quanto do modo como as novas tecnologias da comunicação estão mudando o modo de viver e de pensar, também a fé. Publicou 15 livros, organizou outros oito. Promoveu várias iniciativas culturais ligadas ao mundo da literatura e da rede. Leciona na Universidade Gregoriana.

O padre Gianpaolo Salvini, 75 anos, de Milão, formou-se em economia na Universidade Católica de Milão e obteve seu doutorado em teologia na Faculdade de Innsbruck. Foi diretor da revista de Aggiornamenti Sociali antes de ser superior da residência milanesa dos jesuítas de San Fedele. A partir de novembro de 1984, começou a fazer parte da redação Civiltà Cattolica, de cujo Colégio continuará fazendo parte como cronista da vida da Igreja. É consultor do Pontifício Conselho "Justiça e Paz" e membro do Comitê Científico do Instituto Paulo VI da Bréscia.

A Civiltà Cattolica, fundada em 1850, é a mais antiga de todas as revistas italianas ainda ativas. Apesar de uma revista italiana, ela não depende da Província da Itália, mas diretamente do Padre Geral. A redação da revista é chamada de "Colégio dos Escritores" da Civiltà Cattolica, segundo os Estatutos de Pio IX ainda em vigor. Um dos institutos pontifícios prevê que só jesuítas escrevem  para a revista. A revista é publicada no primeiro e no terceiro sábado do mês (24 edições por ano, em um total de 2.500 páginas em quatro volumes).

O primeiro diretor da revista, e seu inspirador, foi o padre Carlo Maria Curci, mas quem a desejava, acima de tudo, era o Papa Pio IX (naquele momento exilado em Gaeta). A ideia que levou à fundação da revista foi a de defender a "civilização católica", como ela então era concebeu, ameaçada pelos inimigos da Igreja, em particular os liberais e os maçons, que inspiravam muitas linhas estruturantes da Itália ressurgimental.

A nova revista, com a qual colaboravam homens de grande valor, como o padre Luigi Taparelli d"Azeglio (irmão de Massimo), o padre Antonio Bresciani, o padre Matteo Liberatore, logo teve um notável sucesso.

Desde sempre, a revista tem uma relação particular com a Santa Sé: não é um órgão oficial, mas sempre trabalha em sintonia com ela.