Crisma com o rito antigo? "Uma idiotice!", segundo cardeal Lehmann

Mais Lidos

  • “Não podemos fazer nada”: IA permite colar em provas universitárias com uma facilidade sem precedente

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS
  • São José de Nazaré, sua disponibilidade nos inspira! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

27 Mai 2011

"O fato de haver quem queira hoje a celebração da crisma com o rito antigo eu considero uma estupidez". Quem usou justamente a palavra "estupidez"ou "idiotice" (Blödsinn) foi o cardeal Karl Lehmann (foto), bispo de Mainz, na Alemanha, ex-presidente da Conferência Episcopal Alemã, recentemente confirmado na liderança da diocese (ele completou 75 anos).

A nota é de Andrea Tornielli, publicada em seu blog Sacri Palazzi, 26-05-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A informação foi dada pela agência católica alemã Kath.net. "O cardeal disse isso – afirma a notícia da agência – respondendo a uma questão colocada no âmbito da página dos leitores do Allgemeine Zeitung".

É verdade que , continua afirmando a nota do Kath.net, não quer refutar completamente a permissão de celebrar no rito extraordinário, porque, "mesmo na nossa diocese, há cinco ou seis lugares para celebrar no rito extraordinário".

No entanto, no que diz respeito à confirmação: "Eu não vou fazer isso. Vocês terão que se dirigir a um outro endereço!".