• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Um cineasta ateu e sem rancores diante de mundos opostos

Mais Lidos

  • Com promessas de identidade e pertencimento, fóruns online arrastam meninos e homens para ideologias machistas, racistas e antidemocráticas

    A manosfera online seduz e radicaliza meninos e homens. Entrevista especial com Elisa García Mingo

    LER MAIS
  • Os Estados Unidos estão caminhando em direção a um estado de tecnovigilância em massa

    LER MAIS
  • Periferias: Nossa Gaza em câmera lenta? Artigo de Ricardo Queiroz Pinheiro

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Ascensão do Senhor – Ano C – No seguimento de Jesus voltar para as Galileias da nossa existência

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

15 Mai 2011

A comédia espiritual e "sem fé" sobre o papa e sobre o Sínodo, contada por um cineasta "ateu, graças a Deus", que não esconde os rancores reprimidos do ex-cristão, não escandalizou, mas desorientou a imprensa e os admiradores estrangeiros de Nanni Moretti, mito da Croisette, ex-Palma de Ouro. Aplausos sinceros no final da projeção e risadas sempre no lugar certo. Sala lotada na coletiva de imprensa. Com muitos poloneses.

A reportagem é do jornal Il Manifesto, 14-05-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A acolhida mais calorosa, obviamente, foi a Michel Piccoli, que estava em casa. Ele próprio aplaude a si mesmo e brinca com Jerzy Stuhr por causa dessa sua imitação de Gomulka. Mas o cineasta polonês, que em Habemus Papam é o porta-voz da Santa Sé, admite que se inspirou em sua personagem – de candura maquiavélica e autoritária – menos nos funcionários comunistas do que nos burocratas do episcopado de Varsóvia, que "eu conheço muito bem" .

Moretti lembra que pediu à cenógrafa Paola Bizzarri, para a reconstrução em estúdio e ao vivo, "não autorizada", nem dificultada pelo Vaticano, um toque mais sóbrio do que de costume: "Como espectador, vi filmes e séries de TV `vaticanas` e não queria contar novamente sobre sínodos cheios de intrigas, complôs, pacotes de votos ou autocandidaturas. Não sei o que acontece na realidade, mas nos filmes é sempre assim. Ao invés disso, optamos por uma lenta aproximação ao nosso personagem, para não diminuí-lo. Jamais saberemos por que todos os cardeais votaram em Melville, que no início é enquadrado de longe, inserido em grandes planos, e conquista o primeiro plano só quando o seu nome será repetido surpreendentemente, até a eleição".

Mas todos esperavam um filme de denúncia sobre o hoje... "Não. Eu escolhi um relato não realista – também em respeito às minhas duas interpretações anteriores do padre e do psicanalista –, porque não queria entrar nas questões internas da Igreja. O meu papa não é Ratzinger nem Wojtyla – mesmo que eu não podia não inserir as imagens, muito belas, do seu funeral e algumas alusões. É o `meu` Vaticano e o `meu` papa, sem confortar o telespectador que espera saber o que já sabe. Eu não queria lembrar a pedofilia ou os escândalos financeiros, intervir sobre a beatificação, nem me deixar influenciar pela atualidade. Estou contente que o papa tenha pedido desculpas e tenha se envergonhado pelos abusos sexuais, mesmo que seja conhecido que as posições tomadas pela Santa Sé sobre os episódios políticos italianos sejam acolhidas pelos partidos hoje com maior agitação do que há 30 anos. Interessava-me, ao contrário, em humanizar, também por meio de danças, jogos e esportes, os bispos. Aproveitar a oportunidade de confraternizar entre mundos opostos, `darwinianos` e `bispos`, sem diálogos didáticos. Além disso, a depressão, a fuga, os encontros do papa com os cidadãos no ônibus, nas grandes lojas, na padaria, no bar, entre os atores, me permitiam colocar interrogações ao público. Por isso, mostrei os fiéis que aplaudem Melville quando ele está convencido da necessidade de grandes mudanças e de um guia que leve amor e compreensão a todos os seres humanos".

E Piccoli? "Sem Piccoli, o filme teria sido mais infeliz. Ele foi surpreendente ao entrar em sintonia com todos os atores italianos, de forma aconchegante e familiar. Seus olhares, gestos, sorrisos, movimentos deram muito não só ao personagem, mas a todo o filme".


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados