31 Março 2011
Costuma-se dizer que um bispo não pode dirigir sua diocese sem o apoio do clero. Tivemos vários exemplos nos últimos anos. Mas, em poucas ocasiões, as tensões geradas acabam com a marcha do prelado. Hoje isso ocorreu.
A reportagem é do sítio Religión Digital, 31-03-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Bento XVI "destituiu" o bispo de Pointe-Noire, em Congo-Brazzaville, Jean-Claude Makaya Loemba, devido a problemas de gestão da diocese e às tensões criadas com o clero local.
A decisão do pontífice, segundo fontes vaticanas, deve-se à forma com a qual ele administrava a diocese congolesa, considerada "negativa" pelo clero local, o que havia desembocado nos últimos tempos em uma situação de tensão insustentável entre o prelado e os sacerdotes, que haviam perdido a confiança nele.
As fontes especificaram que, na destituição, não há motivos referentes à vida privada do bispo, mas exclusivamente motivos relativos à gestão, "também econômica", da diocese.
O fato de que, na nota vaticana, se assinale que "o Papa destituiu" indica, segundo as mesmas fontes, que o bispo Makaya Loemba se negou a apresentar sua renúncia.
Normalmente, em casos semelhantes, quando o Vaticano exige a renúncia de um prelado, o bispo apresenta sua demissão, e o Papa a aceita.
Jean-Claude Makaya Loemba nasceu Pointe-Noire em 1954. Foi ordenado sacerdote em 1983 e bispo dessa diocese congolesa em 1995.