22 Janeiro 2011
Em 2011, a programação da Páscoa IHU busca novamente debater os fundamentos de uma teologia pública, desta vez a partir da figura de Paulo de Tarso.
O curso Ler Paulo hoje. Um estudo em diálogo com filósofos contemporâneos, entre os dias 11 a 13 de abril, será ministrado pelo Prof. Dr. Daniel Marguerat, da Universidade de Lausanne, Suíça. A proposta é analisar alguns escritos e a teologia de Paulo de Tarso, revisitando seu pensamento em diálogo com questões filosóficas e existenciais contemporâneas e promovendo um estudo da teologia paulina e de suas contribuições para a cultura moderna e pós-moderna.
Marguerat nasceu em 1943 e é professor de Novo Testamento da Universidade de Lausanne desde 1984. Foi coordenador da Faculdade de Teologia da mesma universidade e presidente da Federação das Faculdades de Teologia de Genebra-Lausanne-Neuchâtel, na Suíça.
Sua obra inclui a questão do Jesus histórico e da construção da teologia paulina. Reconhecido especialista das origens do cristianismo e do livro dos Atos dos Apóstolos, já publicou vários livros e artigos sobre estes temas. Em português, foram publicados A Primeira História do Cristianismo: Os Atos dos Apóstolos (Paulus/Loyola, 2003), Novo Testamento: História, Escritura e Teologia (Loyola, 2009) e Para Ler as Narrativas Bíblicas: Iniciação à Análise Narrativa (Loyola, 2009), juntamente com Yvan Bourquin.
Segundo Marguerat, em entrevista ao jornal francês La Croix, "Paulo é o homem providencial que soube interpretar a tradição de Jesus, para permitir ao cristianismo desenvolver-se como uma religião universal". Para ele, "é a figura mais brilhante entre as do primitivo cristianismo. Não é nem o primeiro, nem o único que se lançou nesta aventura de interpretação, mas foi o mais dotado", afirma.
E séculos antes de qualquer coisa que se assemelhasse a um computador, Paulo já era um homem das redes, afirma. "Ignora-se, frequentemente, que sua rede missionária, feita de múltiplas colaborações, é o vetor de evangelização mais eficiente que tenha conhecido toda a Antiguidade", defende. Mas acima de tudo, explica Marguerat, Paulo é um homem que se encontrou dentro de uma encruzilhada cultural, o que permitiu ao cristianismo abandonar a "órbita originária do judaísmo para abrir-se à universalidade do mundo".
Marguerat também destaca uma face pouco conhecida de Paulo: seu bom humor, ou, melhor, seu "humorismo evangélico": "Mostrar como, na fragilidade e na irrisão, se manifesta o secreto poder do Deus da cruz. O Evangelho de Paulo rompe definitivamente com uma ideologia da eficiência", afirma.
O curso Ler Paulo hoje irá ocorrer na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros - IHU, sempre das 8h45min às 11h45min e das 14h às 17h. Acesse aqui a programação completa da Páscoa IHU 2011.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Paulo, o "homem das redes", em debate na Páscoa IHU 2011 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU