16 Janeiro 2011
O cuidado da vida na cultura contemporânea estará em debate na programação da Páscoa IHU 2011. A partir das contribuições entre teologia, filosofia, ética, religião, ecologia, arte, cultura e economia, a programação buscará reler a Páscoa cristã partindo dos desafios e perspectivas para a preservação das condições de vida no planeta.
A programação estende-se do dia 30 de março a 28 de abril, na Unisinos, com palestras e cursos multidisciplinares e exibição de filmes acompanhada de debates.
A proposta é de colaborar na formação de uma consciência crítica e no desenvolvimento de valores humanos, ecológicos, culturais e religiosos que favoreçam ressituar as relações dos seres humanos entre si e com o meio ambiente, frente aos desafios e possibilidades do atual contexto sociocultural e socioeconômico.
Uma das atividades, nesse sentido, é a exibição dos filmes A era da estupidez, de Franny Armstrong (2009, 98 min.), no dia 30 de março, das 19h30min às 22h, e Home – Nosso planeta, nossa casa, de Yann Arthus-Bertrand (2009, 90 min.), no dia 26 de abril, no mesmo horário, ambos na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros - IHU.
Ampliando o debate, no dia 28 de abril, haverá a palestra Desafios e perspectivas do Ecodesenvolvimento, com o Prof. Dr. José Eli da Veiga, da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da USP - FEA/USP. O evento ocorre na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros - IHU, das 19h30min às 22h.
Para relacionar a temática com uma perspectiva ético-teológica, a programação da Páscoa IHU 2011 realiza também dois eventos especiais, ambos no dia 7 de abril, com a presença do Ir. Marcelo Barros de Souza, da Associação Ecumênica dos Teólogos do Terceiro Mundo - ASETT. O primeiro deles é a palestra Diálogo inter-religioso e Ecologia, das 17h30min às 19h, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros - IHU. O segundo encontro é o painel das religiões Espiritualidade e Ecologia. Uma perspectiva inter-religiosa, em conjunto com o Programa Gestando o Diálogo Inter-Religioso e o Ecumenismo – Gdirec, das 19h30min às 22h, no Auditório Central da Unisinos.
Além disso, tendo em vista a atenção especial às discussões no campo da ética, também será realizada a exibição de filmes e debates sobre as representações da figura de Jesus no cinema, a partir de uma cristologia fílmica, com a presença do Prof. Dr. Luiz Antônio Vadico, da Universidade Anhembi Morumbi. No dia 31 de março, serão realizadas as palestras Cristologia Fílmica (com lançamento de livros), das 17h30min às 19h, e Ficção e imagens de Jesus no Cinema, das 19h30min às 22h, ambas na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros - IHU. Os filmes sobre Jesus serão exibidos nos dias 4, 6, 13 e 19 de abril, sempre das 19h30min às 22h, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros - IHU. Confira os títulos na programação completa.
O pensamento, os escritos e a teologia de Paulo de Tarso também serão revisitados em diálogo com questões filosóficas e existenciais contemporâneas, no curso com a presença do Prof. Dr. Daniel Marguerat, da Universidade de Lausanne, na Suíça. Intitulado A carta de Paulo aos Romanos. Um estudo em diálogo com filósofos contemporâneos, o curso será realizado entre os dias dias 11 a 13 de abril, das 8h45min às 11h45min e das 14h às 17h, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros - IHU.
A programação da Páscoa IHU 2011 também conta com um evento online, especialmente pensado para aqueles que não podem se deslocar até a Unisinos. A proposta, intitulada Espiritualidade e Ecologia – Rezando com Imagens, é de oferecer momentos para uma vivência místico-teológica a partir de pinturas feitas pela Ir. Mary Southard, CSJ, pintora e escultora norte-americana (www.marysouthardart.org). Os encontros serão realizados no ambiente online do Serviço Espiritual, no sítio do IHU, entre os dias 30 de março a 28 de abril.
Com o debate acerca do cuidado da vida no planeta, o IHU também colabora na divulgação, em âmbito acadêmico, da Campanha da Fraternidade 2011, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Para este ano, a CNBB propôs como tema "Fraternidade e a Vida no Planeta" e, como lema, "A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22).
A partir desses eventos, a Páscoa IHU 2011 quer refletir sobre o sentido da Páscoa cristã, em diálogo com o atual contexto sociocultural e com a ecologia, assim como as implicações das atividades humanas na Terra na perspectiva de uma ética do cuidado. Além do estudo da teologia paulina e das imagens de Jesus no cinema, busca-se aprofundar uma reflexão sobre contribuições da teologia e das religiões para uma consciência ecológica.
(Por Moisés Sbardelotto)