Brasil: país do Twitter

Mais Lidos

  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • “Os discursos dos feminismos ecoterritoriais questionam uma estrutura de poder na qual não se quer tocar”. Entrevista com Yayo Herrero

    LER MAIS
  • Os algoritmos ampliam a desigualdade: as redes sociais determinam a polarização política

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

10 Janeiro 2011

Não é novidade que a presença do Brasil no Twitter é forte. Mas agora há números que deixam isso mais claro: um em cada 5 brasileiros que têm internet em casa usa o Twitter pelo menos uma vez por mês.

A reportagem é da revista Super Interessante, edição 285/dezembro 2010.

Só a Indonésia tem uma proporção maior. Nos EUA, que lideram em número absoluto de usuários, só uma pessoa em cada 10 é tuiteira (o cálculo é da comScore, uma consultoria). Isso significa 5,6 milhões de usuários frequentes no país. Nota: na realidade são mais. Só 28 milhões de brasileiros têm internet em casa. Mais de 40 milhões usam só nas lan houses - e não entraram na conta.

O motivo

A revista Time fez uma reportagem sobre o tamanho do Twitter no Brasil. E tentou explicar o fenômeno. Disse que "os brasileiros querem mostrar que o país é importante". Depois, que o Twitter "era uma forma de os pobres terem acesso aos seus ídolos". Para a SUPER a razão é mais simples: há 4 anos, quando quase ninguém no mundo sabia o que era uma rede social, o Brasil já estava no Orkut. O resto é consequência.