05 Janeiro 2011
Os três ex-bispos anglicanos que foram acolhidos na Igreja Católica no último dia 1º de janeiro serão ordenados ao sacerdócio católico na Catedral de Westminster no dia 15 de janeiro, informa a Rádio do Vaticano. O que confirma a notícia que desde a última segunda-feira circulava na imprensa inglesa é uma nota desta terça-feira da Conferência dos Bispos da Inglaterra, que indica novamente a situação.
A nota é de Giacomo Galeazzi, publicada em seu blog Oltretevere, 04-01-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
"No dia 8 de novembro passado – lê-se no comunicado –, cinco Bispos da Igreja da Inglaterra (três no ministério ativo, dois aposentados) anunciaram a intenção de encerrar o ministério público episcopal e de entregar suas renúncias às próprias responsabilidades pastorais na Igreja da Inglaterra, com efeito a partir do dia 31 de dezembro de 2010. Após essa decisão, John Broadhurst, Andrew Burnham e Keith Newton (os três ex-bispos que ainda estavam no ministério ativo) foram recebidos juntos por alguns membros das suas famílias na plena comunhão com a Igreja Católica durante a Missa do dia 1º de janeiro de 2011, na Catedral de Westminster. Também foram acolhidas três ex-irmãs anglicanas".
A Conferência Episcopal indica que, "por respeito à vida privada dos interessados e das suas famílias", não foi feito um pré-aviso público. A nota acrescenta depois os passos sucessivos: "Com a permissão da Santa Sé", John Broadhurst, Andrew Burnham e Keith Newton serão ordenados diáconos católicos na Allen Hall do Seminário Católico da Diocese de Westminister no próximo dia 13 de janeiro, às 17h30. A sua ordenação como sacerdotes católicos irá ocorrer na Westminster Cathedral no sábado, dia 15 de janeiro, às 10h30.
Os dois bispos anglicanos aposentados também serão recebidos na plena comunhão com a Igreja Católica e a sua ordenação como sacerdotes católicos será realizada "no tempo devido".
Segundo o jornal católico inglês Catholic Herald, para poder ordenar os três bispos anglicanos, é preciso uma estrutura, e isso significa que o decreto de criação do Ordinariato poderia ser publicado antes do dia 13 de janeiro. As datas correspondem aos procedimentos anunciados em novembro em um comunicado da Conferência Episcopal Inglesa, segundo as quais estava previsto que, no mês de janeiro, seria divulgado o decreto de instituição do Ordinariato e o seu nome.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Três bispos anglicanos ingleses serão ordenados sacerdotes católicos no próximo dia 15 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU