03 Janeiro 2011
No próximo dia 8 de fevereiro, o Fórum Mundial de Teologia e Libertação irá celebrar, dentro do Fórum Social Mundial, em Dakar, no Senegal, uma oficina sobre "Religiões e Paz: A visão/teologia necessária para tornar possível uma Aliança de Civilizações e de Religiões para o bem comum da humanidade e a vida no planeta". A organização da oficina é da Associação Ecumênica de Teólogos/as do Terceiro Mundo - ASETT/EATWOT.
Para facilitar a participação e o debate, a EATWOT disponibilizou as conferências resumidas de vários especialistas que serão apresentadas sobre a temática proposta na oficina do ano que vem.
O sítio do IHU, em suas Notícias do Dia, está disponibilizando as principais conferências a respeito da temática. Veja abaixo, em "Para ler mais", a lista de textos já publicados.
Publicamos aqui o artigo de Ralph Dexter, membro da Fé Bahá`í, do Equador, que encontra nas palavras dos grandes fundadores de algumas das grandes religiões do mundo evidências de sua origem divina e da unidade existente entre elas. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Eis o texto.
Religiões e Paz
A visão/teologia necessária para tornar possível uma Aliança de Civilizações e Religiões para o bem comum da humanidade e da vida no planeta
Se pudermos esquecer por um momento os preconceitos que herdamos de nossos pais, podemos ver claramente que todas as grandes religiões vêm de uma mesma fonte, que é o único Deus todo-poderoso, Criador da terra e de tudo o que há nela.
Os diferentes povos são como filhos de um mesmo pai, que, separados depois de nascer, foram criados em lares distintos, com costumes e crenças diferentes. No entanto, para além das diferenças, pode-se perceber claramente que todos os seres humanos têm uma alma que não morre, e que todos adoramos a um mesmo Criador que chamamos de Dieu, Allah, God, Dios ou Deus, que nos ama e nos cuida. Para a nossa educação espiritual, Ele nos enviou os Fundadores das grandes religiões.
As seguintes palavras dos Fundadores de algumas das grandes religiões do mundo evidenciam sua origem divina e a unidade que existe entre elas.
Krishna: Os homens dotados de inteligência e as almas purificadas deveriam tratar os demais como eles mesmos gostariam de ser tratados. Maha-Bharata 13, 115-22.
Buda: Não aflijas os demais com o que te aflige a ti mesmo. Udana Varga 5, 18.
Zoroastro: Não faças aos demais o que não é bom para ti. Shyatna-shyast.
Moisés: Não te vingarás; não guardarás rancor contra os filhos de teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Levítico 19, 18.
Jesus Cristo: Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Mateus 7, 12.
Muhammad: Nenhum de vós sois um crente, a menos que desejeis para o vosso irmão o que desejais para vós mesmos. Tradições Islâmicas.
Bahá`u`lláh: Se desejas a justiça, escolhe para os demais o que escolherias para ti mesmo... Bem-aventurado é o homem que prefere o seu irmão antes que a si mesmo; tal homem é do povo de Bahá. Epístola ao Filho do Lobo, p. 28, e Tábuas do Baha`u`llah, p. 75.
A unidade da religião
Krishna: As flores dos altares são de muitas variedades, mas a adoração é uma só. Os sistemas de Fé são distintos, mas Deus é um só. O objeto de toda religião é encontrar a Deus. Vemana padymula.
Buda: Jamais penses ou digas que a tua religião é a melhor. Jamais menosprezes a religião dos outros. Editos de Asoka.
Zoroastro: Se reconhecemos que a religião de todos os Seres Sagrados é a verdade, e suas leis, a virtude, e esta é ansiosamente desejada pelas criaturas, por que há na maior parte delas tantas seitas, tantas crenças e tantas invenções humanas? Menóg-I-Khrád 1, 16-17.
Moisés: Não se fará mal nem dano em todo o meu santo monte, porque a terra estará cheia de ciência do Senhor, assim como as águas recobrem o fundo do mar. Isaías 11, 9.
Jesus Cristo: Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor. João 10, 14-16.
Muhammad: E sabei que este vosso culto é único; e que Eu sou vosso Senhor. Temei, pois! Mas os povos se dividiram em diferentes seitas, e cada seita se compraz com a sua. Deixai-lhes entregues à sua ignorância até que lhes chegue o seu destino. Qur`án, Sura 23, 52-53-54.
Bahá`u`lláh: O que o senhor ordenou como o supremo remédio e o mais poderoso instrumento para a cura do mundo inteiro é a união de todos os seus povos em uma Causa universal, em uma Fé comum. Epístola ao Filho do Lobo, p. 59.
É hora de que os líderes e seguidores das grandes religiões se concentrem nas semelhanças e não nas diferenças, em sua maioria culturais, que existem entre suas crenças, ensinamentos, doutrinas e ritos, e ponham com entusiasmo mãos à obra na tarefa de unir a Humanidade, alcançar a Paz e salvar a Vida do Planeta.
Ralph Dexter
Fé Bahá`í
Milagro, Equador
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Religiões e Paz: uma mesma fonte. A contribuição da Fé Bahá"í - Instituto Humanitas Unisinos - IHU