Explosão mata ao menos 3 em obra de transposição do São Francisco

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

02 Janeiro 2011

Uma explosão atingiu no início da noite de ontem um canteiro de obras da transposição das águas do rio São Francisco, em Sertânia (a 310 km de Recife, PE).

Informações preliminares do Corpo de Bombeiros indicavam que ao menos três pessoas morreram e outras dez estavam feridas.

A reportagem é de Fábio Guibu e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 22-12-2010

As vítimas eram operários da obra, um dos principais projetos do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Equipes de resgate da corporação foram ao local e, segundo o tenente Geron Lins de Albuquerque, a intensidade da explosão foi grande.

Não havia ainda condições de avaliar o número de vítimas, disse ele. Corpos podem ter sido mutilados. "Vamos aguardar a contagem dos operários que estavam trabalhando para avaliarmos a extensão do acidente."

O acidente ocorreu por volta das 18h (19h em Brasília). Os trabalhadores usavam dinamite para destruir pedras e abrir caminho em meio à caatinga. Até a conclusão desta edição não havia informações sobre como ocorreu a explosão.

Segundo o tenente, os feridos começaram a ser socorridos pelos colegas. Eles foram levados a hospitais mais equipados em cidades próximas, como Arcoverde.

Os dez bombeiros que chegaram ao local à noite em dois veículos de salvamento isolaram o canteiro de obras e realizaram uma varredura.

Quando concluído, os dois canais da transposição, com 402 km e 220 km de extensão, abastecerão 12 milhões de moradores em 390 municípios em PE, CE, RN e PB. Parte da obra deve ser inaugurada em 2012, mas a conclusão está prevista só para 2025.