11 de maio de 1822

Mais Lidos

  • Para a professora e pesquisadora, o momento dos festejos natalinos implicam a escolha radical pelo amor, o único caminho possível para o respeito e a fraternidade

    A nossa riqueza tem várias cores, várias rezas, vários mitos, várias danças. Entrevista especial Aglaé Fontes

    LER MAIS
  • Frente às sociedades tecnocientífcas mediadas por telas e símbolos importados do Norte Global, o chamado à ancestralidade e ao corpo presente

    O encontro do povo com o cosmo. O Natal sob o olhar das tradições populares. Entrevista especial com Lourdes Macena

    LER MAIS
  • Diante um mundo ferido, nasce Jesus para renovar o nosso compromisso com os excluídos. IHUCast especial de Natal

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

11 Mai 2020

Frei Galvão, religioso franciscano. Brasil, †1822.

Primeiro Santo brasileiro.

"Antônio Galvão de França tomou partido de um soldado negro que enfrentou numa briga o filho do governador de São Paulo. Ambos estavam embriagados e, presumivelmente, o filho do capitão Martins Lobo de Saldanha, que governava a província no final do século XVIII, levou a pior.

Frei Galvão saiu em defesa do soldado condenado à forca e, por isso, foi degredado para o Rio. Depois da execução do soldado, milícias de escravos arregimentadas junto aos fazendeiros com os quais o frei mantinha boas relações, cercaram a casa do governador e o obrigaram a rever o degredo.
(Cf notícia do dia 11/05/2007)