Apresentação
“A verdade dos meus livros está no futuro”. Talvez não haja contexto mais preciso que o contemporâneo para lembrar a afirmação de Foucault. Se em 1976 ele publica sob o título “A Vontade de Saber” o primeiro volume de sua História da Sexualidade, apenas pouco antes da sua morte, em 1984, aparecem o segundo e terceiro volumes, “O Uso dos Prazeres” e o “Cuidado de si”, sob formas completamente distintas do plano original. Em fevereiro de 2018, inédito por trinta e quatro anos, finalmente vem a público o quarto volume “As Confissões da Carne”, entorno da constituição da ´ética do sujeito´.
Objetivos
Desde entradas e perspectivas múltiplas às reflexões foucaultianas, o ciclo busca interrogar a trajetória, desvios e linhas de fugas possíveis desde a análise dos volumes da História da Sexualidade e para além deles. Uma genealogia do homem do desejo, passando pelas análises sobre poder, biopolítica, corpo/prazer, desejo, amizade, artes de viver etc. distribui-se a partir dos encontros conduzidos por renomados professores de diversas áreas do conhecimento.
Certificado
Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.
O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHU, YouTube, Facebook e Twitter. Não é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU
Escola de Humanidades/Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS