keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato Sensu e Strictu Sensu)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Apresentação

A conjuntura socioeconômica brasileira demonstra um acirramento das desigualdades sociais e ambientais. A concentração de renda, a erosão social, as mudanças no campo político, a financeirização da vida, as catástrofes climáticas e as transformações do mercado de trabalho nacional são questões complexas, mas incontornáveis para os economistas e demais áreas das ciências sociais aplicadas.

Dado este contexto, o ciclo de conferências "O Brasil em Debate. Repensar a Economia e Suas Perspectivas" busca debater os limites e desafios da economia contemporânea a partir do cenário brasileiro, apontando ancoragens éticas e ecológicas para as práticas e estudos relacionados às ciências econômicas.

Objetivo geral

Debater limites e desafios da economia contemporânea a partir do cenário brasileiro, apontando ancoragens éticas e ecológicas para as práticas e estudos relacionados às ciências econômicas..

- ­Analisar os impactos das desigualdades socioeconômicas no contexto nacional;

- ­Compreender as conexões entre austeridade fiscal, financeirização e a crise socioambiental brasileira;

- Especular sobre os caminhos do desenvolvimentismo e suas implicações e limites ecológicos e sociais a partir do Brasil;

- ­Identificar os esforços de reconstrução da Economia a partir da teoria crítica de gênero e da perspectiva decolonial.

Certificado

Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.

O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHUYouTubeFacebook e TwitterNão é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Instituto Humanitas Unisinos – IHU

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Em 2019 o Papa Francisco convocou um evento a ser realizado em Assis, Itália, nos dias 26 a 28 de março, em que se debaterá a realização de um pacto por “uma economia diferente, que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a deprecia”. Segundo Francisco, trata-se de “um ‘pacto’ para mudar a atual economia e dar alma à economia do amanhã. Sim, precisamos “re-almar” a economia”, exclama o papa. A presente edição da IHU On-Line quer contribuir neste debate, consciente da capacidade de fagocitose o capital, delinear possibilidades de uma outra economia.

A construção política da Economia de Francisco e Clara no Brasil

Edição: 363

A partir da escuta de lideranças diversas que constroem a Economia de Francisco e Clara no Brasil, o presente texto pretende desenvolver olhares e sistematizar a práxis política desenvolvida por este pacto nascido do Papa Francisco e mobilizado pela Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara. Munido dos projetos mobilizados em nível internacional da Economy Of Francesco, reconhece-se o trabalho em nível nacional desenvolvido por jovens, professores, agentes de pastorais, lideranças de movimentos populares, lideranças de movimentos inter-religiosos e ecumênicos empenhados em uma transformação da realidade econômica por meio de interações entre diferentes modos de integração econômica, para além do mercado, a saber a perspectiva da territorialidade popular, os feminismos, cooperativismos, ecologias, espiritualidades e cosmologias e as lutas populares mobilizadas, que dão corpo a experiências concretas de outra economia performando um corpo das políticas desenvolvidas e defendidas pela Economia de Francisco e Clara no Brasil.

Capitalismo e cismogênese

Edição: 360

Texto originalmente publicado em duas partes. Parte 1 publicada no periódico E-Flux Journal, n. 138, setembro de 2023, e Parte 2 publicada na edição n. 139, E-Flux Journal, outubro de 2023. Tradução de Moisés Sbardelotto.