Estado de saúde de dom Affonso Gregory é considerado "muito grave"

Mais Lidos

  • Legalidade, solidariedade: justiça. 'Uma cristologia que não é cruzada pelas cruzes da história torna-se retórica'. Discurso de Dom Domenico Battaglia

    LER MAIS
  • Carta aberta à sociedade brasileira. Em defesa do Prof. Dr. Francisco Carlos Teixeira - UFRJ

    LER MAIS
  • Governo Trump alerta que a Europa se expõe ao “desaparecimento da civilização” e coloca o seu foco na América Latina

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

06 Agosto 2008

O estado de saúde do bispo emérito de Imperatriz (MA), dom Affonso Felippe Gregory, piorou nas últimas horas. Segundo o secretário executivo do Regional Sul 3 da CNBB, padre Tarcísio Rech, “seu estado é considerado muito grave, respirando com ajuda de aparelhos, com diagnóstico reservado. Está sedado e recebendo todo atendimento necessário”. Dom Affonso, 78, está internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre (RS), desde o final da noite de sexta-feira, 1.
D. Affonso Felipe Gregory, foi um dos pioneiros, no Brasil, de usar a pesquisa sociológica a serviço do planejamento pastoral da Igreja no Brasil. Sociólogo, fundou o Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais - CERIS, com sede no Rio de Janeiro. O Ceris, entre muitos outros serviços prestados à Igreja do Brasil e ao movimento social do país, publicou, durante décadas, o Anuário Católico, importante fonte de referência de consulta e pesquisa sociológica sobre a Igreja Católica do Brasil.
Feito bispo auxiliar do Rio de Janeiro, sendo arcebispo D. Eugênio Sales, foi eleito pelos bispos brasileiros como responsável pelo Setor Pastoral Social da CNNB e presidente da Cáritas Brasileira. Foi neste período que se iniciaram os preparativos para a 1a. Semana Social Brasileira, em 1991, tendo como tema As transformações do Mundo do Trabalho. Depois foi nomeado bispo de Imperatriz, MA, e assumiu a presidência da Cáritas Internacionalis.

(cfr. notícia do dia 06-08-08, desta página).