10 Dezembro 2007
Há cinco anos, nascia o Instituto Martim Pescador, em São Leopoldo, na Região do Vale do Rio dos Sinos do Rio Grande do Sul. Aliando-se a luta pela conservação ambiental e pelo desenvolvimento sustentável da Bacia do rio, o Instituto têm cumprido seu papel e tornado-se uma importante referencia no que diz respeito à Educação Ambiental. Durante a inauguração do Instituto, seu atual presidente, Henrique Prieto, fez uma promessa: em seis meses o a entidade teria seu primeiro fruto, o barco Martim Pescador. Em julho de 2003, a embarcação fazia sue primeiro passeio pelo Rio. Hoje, quase 70 mil pessoas já navegaram com ele pelo Rio dos Sinos e pelo Lago Guaíba e tem feito com que o objetivo da sua criação tenha sido atingido: aproximar a comunidade do Vale do seu rio e fazendo com que as pessoas atentem para o ecossistema local e a importância que isso tem em suas vidas.
O que mais revolta é a sujeira e frequentemente a os peixes mortos que a gente encontra. O que mais revoltou, com certeza, foi a mortandade dos peixes. Nós continuamos navegando no Rio e essa situação é realmente angustiante.
A beleza dos pássaros e da mata ciliar, em certos trechos, ainda deixa todos encantados. Ninguém imagina que o Rio possa ser tão bonito a meia hora do centro de São Leopoldo.
(cfr. notícia do dia 10-12-07, desta página).
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Cinco anos do Instituto Martim Pescador. Uma vitória para o Rio dos Sinos. - Instituto Humanitas Unisinos - IHU