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CEBs: o jeito “evangélico” de ser Igreja hoje. 15º Intereclesial das CEBs. Artigo de Marcos Sassatelli

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01 Agosto 2023

"O método (caminho) utilizado no encontro (15º Intereclesial da Comunidades Eclesiais de Base) foi ver, julgar e agir, ou - em outras palavras - analisar, interpretar e libertar",  escreve Marcos Sassatelli, frade dominicano, doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção-SP) e professor aposentado de Filosofia da UFG.

Eis o artigo.

De 18 a 22 deste mês de julho/23, aconteceu em Rondonópolis - MT, o 15º Intereclesial da Comunidades Eclesiais de Base, com o tema “CEBs: Igreja em saída, na busca da vida plena para todos e todas”, e o lema “Vejam, eu vou criar um novo céu e uma nova terra” (Is 55,17ss).

Participaram do Encontro delegações das CEBs de todo o Brasil: mais de 1.500 pessoas, incluindo cerca de 70 padres, 60 bispos e representantes de outros países. O Intereclesial refletiu sobre questões sociais-ambientais e a atuação da Igreja no Brasil.

O método (caminho) utilizado no encontro foi ver, julgar e agir, ou - em outras palavras - analisar, interpretar e libertar.

A Igreja - lembra-nos o Concílio Vaticano II - é o Povo de Deus e as CEBs são - hoje - o jeito de ser Igreja das primeiras Comunidades Cristãs: o jeito de ser do próprio Jesus de Nazaré.

As CEBs são, pois, o jeito “evangélico” de ser Igreja e o Intereclesial é um encontro de irmãos e irmãs em comunhão.

15º Intereclesial da Comunidades Eclesiais de Base (Foto: CEBs do Brasil)

Ora, nesse jeito “evangélico” de ser Igreja das CEBs - não existem classes: Hierarquia, Vida Religiosa e Laicato. No Plano de Deus, todos e todas - na diversidade de dons (carismas) e ministérios (serviços) - somos iguais em dignidade e valor, chamados e chamadas a viver em comunhão, como filhos e filhas do mesmo Pai-Mãe que é Deus, como irmãos e irmãs em Cristo, no Amor (Espírito Santo). A única diferença está na intensidade e profundidade do amor com o qual cumprimos a nossa missão no mundo.

Como dizem os filósofos, o ser humano não é um ser já feito, mas um ser que está se fazendo, um “vir-a-ser”, um ser em construção. Enquanto estamos no mundo, podemos crescer sempre na vivência do amor, que é a perfeição humana, a santidade, a felicidade.

Antes de iniciar o 15º Intereclesial das CEBs (16 de julho) aconteceu a bênção de envio das equipes de serviço na Celebração eucarística, presidida por Dom Gabriel Marchesi (bispo da diocese de Floresta - PE e referencial das CEBs em nível nacional) e concelebrada por Dom Maurício da Silva Jardim (bispo de Rondonópolis-Guiratinga - MT) e os presbíteros presentes.

As Celebrações: de abertura (dia 18 à noite), do Intereclesial e de encerramento (dia 22 à noite) foram verdadeiras Celebrações comunitárias muito bonitas e significativas: tempos fortes de graça de Deus. Era o Povo de Deus das CEBs celebrando sua vida, sua caminhada e sua missão.

O Encontro foi realmente, para as CEBs do Brasil, um novo Pentecostes. Todos e todas voltaram para suas Comunidades animados e animadas, fortalecidos e fortalecidas; desejosos e desejosas de continuar com muito entusiasmo e com muito amor a missão de Jesus hoje: fazer acontecer a Boa Notícia do Reino de Deus, que - se bem entendido - é o projeto de vida mais revolucionário que existe: o projeto de um Mundo Novo, sempre mais Novo.

Para uma visão mais abrangente do 15º Intereclesial das CEBs, leia os sites: Portal das CEBs e CEBs do Brasil. Com muita fé, esperança e amor, a caminhada das CEBs continua!

O documento da CNBB “Missão e Ministério dos Cristãos Leigos e Leigas” - 62 (1999) afirma que - à luz do Concílio Vaticano II e da Conferência de Medellín - precisamos repensar a estrutura social da Igreja e reelaborar a teologia dos ministérios a partir do binômio “comunidade - carismas e ministérios” (e não: “hierarquia - laicato”).

O documento da CNBB posterior “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade” - 105 (2016), que trata do mesmo assunto, simplesmente desconhece e desconsidera a parte do documento - acima citado - e reafirma o binômio “hierarquia - laicato”. É lamentável!

À luz do documento 62, apresento duas sugestões concretas:

  1. 1ª - Que toda a Pastoral da Igreja no Brasil seja planejada a partir do conceito teológico de CEB e de Paróquia dos Documentos de Medellín (que, infelizmente, foram esquecidos). Segundo esses Documentos, a CEB é “o primeiro e fundamental núcleo eclesial” ou “a célula inicial da estrutura eclesial” e a Paróquia é “um conjunto pastoral unificador de Comunidades de Base” (Med XV, 10.13).

  2. 2ª - Que o Intereclesial das CEBs (realizado periodicamente), pela sua representatividade nacional, seja reconhecido como o Sínodo do Povo de Deus, onde são discutidas, votadas e tomadas as principais decisões da Igreja no Brasil. Consequentemente, os Intereclesiais regionais e diocesanos seriam também reconhecidos como Sínodos do Povo de Deus regionais e diocesanos.

Que sonho bonito! As CEBs - na grande variedade de suas expressões - se tornariam realmente o jeito “evangélico” - sempre novo e sempre antigo - de toda a Igreja ser!

Estamos caminhando! Um dia chegaremos lá! Esperançar é preciso!

Leia mais

  • A Teologia da Libertação é um esforço de dizer uma palavra sobre o Deus de Jesus no mundo em que se vive, segundo Francisco de Aquino Júnior 
  • Fortalecendo as CEBs do Brasil: Desafios e cuidados na caminhada. Artigo de Francisco de Aquino Júnior
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