Minas terrestres continuam matando na Colômbia

Foto: Reprodução | EBC

Mais Lidos

  • Drones e fuzileiros navais infiltrados: EUA planejam desembarque no Irã. Líder da Marinha morto. Artigo de Gianluca Di Feo

    LER MAIS
  • Conversamos com a repórter internacional Patricia Simón sobre como sobreviver emocional e politicamente num mundo onde o ódio e a desumanização são impostos, e sobre o ecofeminismo como um baluarte contra a onda reacionária que busca nos destruir

    O amor como ética pública e resistência. Entrevista com Patricia Simón

    LER MAIS
  • Cada vez mais perguntas surgem antes de uma Copa do Mundo ofuscada por Trump

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

12 Mai 2023

Embora a Colômbia tenha assinado a Convenção de Ottawa proibindo o uso de minas terrestres, a aplicação desse artefato bélico não foi eliminada no país. Ao contrário, está em crescimento. Grupos militares que não fizeram parte do acordo de paz de 2016, assinado entre o governo e as FARC, continuam a usá-las na luta por rotas e territórios do narcotráfico.

A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista. 

“O acordo de paz de 2016 pretendia reduzir o número de minas terrestres. No entanto, após a conclusão do acordo de paz, foram formadas novas forças militares que lutam por territórios, resultando na descoberta de novas minas terrestres a cada ano”, explicou o diretor operacional da representação da Federação Luterana Mundial (b) para os Estados colombianos de Arauca e Casanare, Loreno Acevedo.

Segundo relatório da Cruz Vermelha, acidentes envolvendo pessoas atingidas por minas terrestres foram 43% a maior entre janeiro e julho de 2022 comparado ao mesmo período do ano anterior; 60% das vítimas de minas eram civis.

Apoiada pela Sociedade Missionária Finlandesa, a FLM desenvolve na Colômbia projeto alertando sobre a existência de minas terrestres e como lidar com esse perigo. Também oferece apoio psicológico e informações sobre os direitos que pessoas atingidas por minas têm quanto a tratamento hospitalar, próteses e assistência jurídica.

Leia mais