13 Março 2023
O Arroz Agroecológico do MST é destaque internacional e compõe todo dia em várias regiões o prato preferido do brasileiro, o bom feijão com arroz.
A reportagem é do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – Rio Grande do Sul (MST-RS), publicada por Sul21, 07-03-2023.
Os produtos orgânicos e agroecológicos produzidos e comercializados pelas famílias Sem Terra estão nas mesas no campo e na cidade! Citado até em debates presidenciais, o Arroz Agroecológico do MST é destaque internacional e compõe todo dia em vários lugares do país o prato preferido do brasileiro, o bom feijão com arroz.
Confira 10 motivos para você e sua família consumir o Arroz Agroecológico do MST:
De acordo com Instituto Riograndense do Arroz (Irga), o MST é considerado o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, e segue nessa posição há mais de 10 anos. Na última safra, foram mais de 15,5 mil toneladas, cerca de 310 mil sacas de 50 kg do produto.
A frase “você é o que você come” nunca esteve tão certa. O resultado disso vai além dos quilos extras: maneira errada de se alimentar pode implicar riscos à saúde. Uma dieta que insira alimentos orgânicos tem o poder de evitar consumo de substâncias que prejudicam o corpo (além do meio ambiente), como agrotóxicos, trazendo mais saúde para você e sua família!
Ao produzir de uma forma oposta ao agronegócio, a produção camponesa demonstra que este é um modelo falido que somente depreda a terra e esgota os bens da natureza, escravizando nosso povo. Superar o agronegócio é um caminho sem volta.
Transgenia é o processo em que ocorre a manipulação genética de um gene externo, que é implantado no DNA de uma planta. Diversos estudos apontam a toxidade do consumo de transgênicos para o ser humano, com aumento nas taxas de câncer na população exposta a estes produtos geneticamente modificados.
Agroecologia é o caminho escolhido pelo MST! É uma estratégia apontada para a superação não somente do modelo agrícola, mas do modo de vida e exploração que o capitalismo e o agronegócio trazem. Baseado em saberes tradicionais, aliado ao avanço das tecnologias, é possível produzir alimento saudável e proteger o meio ambiente ao mesmo tempo! #AgroecologiaÉOCaminho.
Com isso, o MST joga diretamente na sobrevivência do planeta. Os povos do mundo têm a capacidade de resfriar o clima e combater o aquecimento global causado pelo modelo industrial.
O arroz orgânico do MST está à venda através da Rede Armazém do Campo, presente em mais de 27 pontos de venda em todo país. Este e outros produtos cultivados pelas famílias do MST estão a um clique: aqui e aqui (clique aqui para adquirir!)
A popular Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, celebrada por assentadas e assentados do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), chega à sua 20ª edição neste mês de março. São 20 anos fortalecendo a Reforma Agrária Popular a partir da organização das famílias camponesas.
A produção do arroz agroecológico do MST no RS é coordenada por nove cooperativas. Em todo o estado, a produção do alimento é feita por 296 famílias, em 14 assentamentos, que se dividem em 11 municípios gaúchos das regiões Metropolitana, Sul, Centro Sul e Fronteira Oeste.
Ao apoiar o MST, você está contribuindo para a luta pela Reforma Agrária Popular, com a distribuição de terras de forma democrática e mais direitos para o povo do campo. São quase 40 anos em defesa do sonho de famílias por terra para quem nela trabalha e um Brasil mais justo.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
10 motivos para consumir o arroz agroecológico do MST - Instituto Humanitas Unisinos - IHU