Um acesso global às vacinas

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • Dossiê Fim da escala 6x1: Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1: Desafios e estratégias sindicais no Brasil contemporâneo

    LER MAIS
  • Celular esquecido, votos mal contados. O que aconteceu no Conclave. Artigo de Mario Trifunovic

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

17 Março 2021

 

O presidente da Comissão Alemã Justitia et Pax, Dom Heiner Wilmer SCJ (Hildesheim), apela à solidariedade global para combater a pandemia da Covid-19 e pede o acesso mundial às vacinas contra o coronavírus.

 

O artigo é publicado em Settimana News, 16-03-2021. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

 

Eis o texto.

Embora atualmente na Alemanha se discuta muito sobre as estratégias de vacinação e as suas falhas, a situação global corre o risco de se perder de vista.

No entanto, como o Papa Francisco já assinalou, uma distribuição internacional equitativa é moralmente urgente. A falta de acesso às vacinas é uma questão de justiça. Ela é exacerbada de muitas maneiras, por exemplo, por alguns países que compram vacinas em excesso em relação às suas necessidades, ou pelo fato de que os países do Sul têm que pagar preços às vezes consideravelmente mais altos por causa dos controles de exportação.

Sem um melhor acesso global às vacinas, o risco de mutações aumenta, ameaçando todas as pessoas do mundo. O acesso desigual às vacinas agravará as desigualdades existentes. As vacinas permitem abrir atividades e empresas, viajar, estudar e fazer pesquisa.

Na ausência de uma distribuição equitativa das vacinas, o Sul do mundo corre o risco de se tornar ainda mais dependente economicamente do que já é. A nossa solidariedade, portanto, é devida.

Com a iniciativa Covax, vários países ricos, organizações e indivíduos se comprometeram a apoiar outros países no fornecimento de vacinas. Como Comissão Alemã Justitia et Pax, apoiamos esse esforço.

As possibilidades oferecidas pelo direito internacional para suspender os direitos de patente também devem ser utilizadas de forma direcionada para acelerar a produção de vacinas. Além disso, é importante que os fundos de ajuda não sejam cortados neste momento de crise. Pelo contrário, é precisamente neste momento que são necessários investimentos nos sistemas de saúde dos países do Sul do mundo, para evitar que entrem em colapso e para os fortalecer no longo prazo.

Leia mais