As crianças migrantes na fronteira entre o México e os Estados Unidos com os números de identificação escritos nos braços

Crianças migrantes no centro de detenção. Foto: US Customs and Border Protection

Mais Lidos

  • O manifesto perturbador da Palantir recebe uma enxurrada de críticas: algo entre o tecnofascismo e um vilão de James Bond

    LER MAIS
  • A socióloga traz um debate importante sobre como as políticas interferem no direito de existir dessas pessoas e o quanto os movimentos feministas importam na luta contra preconceitos e assassinatos

    Feminicídio, lesbocídio e transfeminicídio: a face obscura da extrema-direita que viabiliza a agressão. Entrevista especial com Analba Brazão Teixeira

    LER MAIS
  • Trump usa o ataque para promover sua agenda em meio ao bloqueio de informações sobre o Irã e índices de aprovação em níveis historicamente baixos

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

18 Dezembro 2018

Um vídeo da rede NBC está suscitando indignação e controvérsia: mostra as crianças à espera para atravessar a fronteira com números em progressão.

A informação é publicada por La Repubblica, 17-12-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.

Um jornalista da rede de televisão norte-americana MSNBC divulgou um vídeo que mostra algumas crianças migrantes à espera na fronteira entre o México e os Estados Unidos com os números marcados em seus braços. As imagens tornaram-se virais na rede e estão levantando várias polêmicas porque evocam as odiosas marcações nazistas nos campos de concentração onde judeus eram tatuados com os números de detenção nos braços.

Os números dos filhos dos migrantes são escritos com marcadores pelos agentes da polícia de fronteira mexicana, não pelos norte-americanos, explicou o jornal israelense Haaretz.

Indicam a ordem em que serão acompanhados até a fronteira para apresentar o seu pedido de asilo. As imagens já circulavam há algumas semanas, o primeiro a publicá-las foi o fotógrafo da agência de notícias Reuters, José Luis González, que acompanha a caravana dos migrantes que chegou à fronteira mexicana vinda do Equador e fotografou o que acontece em Ciudad Juarez para a gestão dos migrantes.

Hoje jornalista Perry lançou um novo vídeo em seu perfil no Twitter, que mostra o antebraço de crianças até mesmo muito pequenas marcado por números.

Leia mais