11 Dezembro 2018
A crise ecológica global é uma das maiores emergências do mundo atual e a posição da China como aquela dos países ocidentais têm um papel fundamental na sua solução. Justamente sobre essa questão, na terça-feira, 11 de dezembro, na sede da Civiltà Cattolica (Via di Porta Pinciana 1) haverá um diálogo público entre o Prof. Wang Jisi, Decano da Escola de Estudos Internacionais da Universidade de Pequim e Thomas Friedman, conhecido jornalista norte-americano.
A informação é publicada por Sala de Imprensa da Santa Sé, 10-12-2018.
O diálogo, em inglês, será moderado por Paul Elie, da Universidade de Georgetown, e introduzido por saudações do Padre Antonio Spadaro, diretor da Civiltà Cattolica, e Prof. John J. DeGioia, presidente da Universidade de Georgetown.
O "China Fórum para o diálogo de civilizações" pretende ser uma plataforma aberta ao encontro entre os intelectuais chineses e colegas de renome internacional para discutir os desafios comuns entre cultura, tecnologia e sociedade global. Os três primeiros tópicos de discussão do Fórum serão: a crise ecológica global; a ética da inteligência artificial; a educação humanista para uma era global.
O "China Fórum" sediará seminários com especialistas e eventos públicos de alto nível nas principais cidades globais, entre as quais Roma, Washington, DC, San Francisco e Pequim. Um primeiro seminário, organizado pelo ''Instituto Ricci para a história cultural chinesa-ocidental" na Universidade de San Francisco, reuniu estudiosos chineses e ocidentais em agosto para abordar o papel das humanidades no ensino superior. O primeiro grande evento público, sobre a crise ecológica global, está ocorrendo agora em Roma.
O "China Fórum" continua a tradição do padre Matteo Ricci (1552-1610), o famoso missionário jesuíta. Seu profundo amor pela língua, história e sabedoria chinesas ainda hoje o tornam um modelo para um proveitoso encontro intercultural.
Para saber mais sobre o Fórum e inclusão na mailing list, visitar o website em três idiomas: Chinês, Inglês e Italiano.
A Civiltà Cattolica é uma revista bimestral publicada em Roma pela Companhia de Jesus.
A Universidade de Georgetown, Washington, é a maior e mais antiga universidade católica da América, de tradição jesuíta, fundada em 1789 pelo arcebispo John Carroll.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
The Global Ecological Crisis - Chinese and Western Perspectives. O primeiro evento público do ‘China Forum para o diálogo’ da Civiltà Cattolica e da Universidade de Georgetown - Instituto Humanitas Unisinos - IHU