13 Abril 2018
Recebemos e publicamos, na íntegra, a Nota de esclarecimento do Departamento de Teologia – PUC-Rio.
Em um recente texto intitulado “As novas (velhas) faces do conservadorismo católico”, publicado no dia 06 de abril de 2018, pela Revista IHU - On-Line, de autoria do Prof. Jorge Alexandre Alves, da IFRJ, lemos:
Além disso, tais grupos controlam a formação oferecida no Seminário São José, a ponto dos seus estudantes – oriundos de muitas dioceses brasileiras – não fazerem seus estudos teológicos na PUC-RJ. Por sinal, o seu curso de Teologia, que já foi dos mais prestigiosos do Brasil, hoje sobrevive a duras penas, dada a pressão conservadora sobre os padres jesuítas que administram a universidade.
Causou-nos muita estranheza a publicação deste texto, em que o autor faz afirmações sem comprovação de dado, demonstrando falta de rigor científico e, consequentemente, de conhecimento da realidade. Tendo em vista que não somente o autor, mas também o veículo de comunicação assume responsabilidades com relação ao conteúdo que publica e, levando em consideração a relação de estreita parceria que sempre houve entre o Departamento de Teologia da PUC-Rio e o IHU da Unisinos, gostaríamos que nos esclarecesse de maneira proporcional e pública se tal afirmação a respeito da situação do Departamento de Teologia da PUC-Rio, encontra eco, também, na IES que o vosso Instituto representa.
Colhemos a ocasião para apresentar alguns elementos acerca do Departamento de Teologia da PUC-Rio. Trata-se de um centro de excelência acadêmica teológica, pioneiro na área, no Brasil, e que tem, portanto, uma longa trajetória de bons serviços prestados à Igreja e à Sociedade.
Mais estranha ainda é a afirmação de que o nosso curso “hoje sobrevive a duras penas”. Isso não é verdadeiro e pode ser atestado pelos diversos processos de avaliação da Graduação e da Pós-Graduação, pelos números oferecidos abaixo e pelos relatórios da Reitoria da Universidade. Para o conhecimento do autor, o nosso curso de Graduação existe desde 1968 e nosso Programa de Pós-Graduação desde 1972. Atualmente o Curso de Graduação está avaliado com nota 5 (a máxima dada pelo MEC) e nosso Doutorado e Mestrado estão avaliados com conceito 4. Além disso, atuamos em todos os Cursos de Graduação da PUC-Rio, com um total de 16 créditos, oferecidos por uma área do Departamento, intitulada: Cultura Religiosa (CRE).
Para a realização dessas tarefas, atualmente contamos com 15 docentes atuando na Pós-graduação, dentre os quais dois presbíteros jesuítas; na Graduação, totalizamos 20 docentes (14 em tempo integral [dos quais, 2 leigos e 4 leigas], 4 horistas e 5 eméritos); e na CRE, atuam 29 docentes (5 padres e 24 leigos e leigas).
Nosso corpo discente da Pós-graduação, hoje está composto por 53 doutorandos e 30 mestrandos. Na Graduação, são 174 discentes, e, na CRE, temos 4.386 discentes dos diversos cursos oferecidos pela PUC-Rio.
Nossos docentes e egressos exercem, hoje, alta e qualificada liderança na Área Ciências da Religião e Teologia, tanto no cenário nacional, como internacional. Temos o prazer de contar com docentes e egressos que são pesquisadores, conferencistas e assessores renomados, membros de importantes comissões teológicas internacionais e nacionais, membros do corpo diretor das mais conceituadas Sociedades e Associações de investigação teológica e membros do corpo editor das mais importantes revistas de reflexão teológica. Tudo isso expressa a vitalidade, mas, principalmente, a vocação eclesial, humanista e sócio-transformadora que, desde sua origem, marcou nossa produção teológica e que permanece vigente.
Igualmente estranha é a afirmação a respeito da “pressão conservadora sobre os padres jesuítas que administram a universidade” e do distanciamento entre o Seminário e a PUC-Rio. Tal afirmação é improcedente e o Reitor da PUC-Rio respalda a boa relação existente entre a Arquidiocese e a Universidade, uma vez que os jesuítas sempre estiveram presentes no Departamento. Somos uma Faculdade Civil e Eclesiástica. Dentre os Institutos afiliados à nossa Faculdade Eclesiástica, encontra-se o Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (ISTARJ). Vários de nossos docentes atuam no ISTARJ e, no atual corpo docente deste Instituto, encontram-se discentes e egressos da PUC-Rio. Todos os Diplomas conferidos pelo ISTARJ são emitidos pela PUC-Rio. Por essa razão, nossos docentes participam das bancas de conclusão e correções de seus TCCs.
Manifestamos nosso apreço ao serviço que a vossa revista realiza para a difusão da verdade teológica.
Saudações cordiais, no Ressuscitado, “Caminho, Verdade e Vida”.
Prof. Dr. Júlio Cesar Valladão Diniz Prof. Dr. Pe. Waldecir Gonzaga
Decano do CTCH Diretor do Departamento de Teologia
Nota de IHU On-Line
O Instituto Humanitas Unisinos – IHU reitera que os artigos assinados, como o que está em questão, e publicados em Notícias do Dia, atualizadas diariamente, expressam a opinião dos autores e das autoras dos textos publicados. Tais publicações não significam, de nenhuma maneira, endosso do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
Além disso, ressaltamos que todos os pedidos de respostas enviados ao IHU são imediatamente publicados e enviados ao nosso mailing, o que caracteriza o compromisso do Instituto com a pluralidade de vozes e apreço às práticas mais democráticas de comunicação.
Agradecemos as importantes e pertinentes informações fornecidas sobre o Departamento de Teologia da PUC-RJ sobre o serviço prestado à Igreja. Uma vez mais, reafirmamos publicamente nossa mais alta estima e consideração pela PUC-Rio e, especificamente, pelo seu Departamento de Teologia e pelo CTCH com os quais já tivemos e continuamos tendo importantes parcerias.
Colocamo-nos à disposição para, se for oportuno, esclarecer o que é o IHU e a sua relação com a IES que o abriga.
Enfim, se forem necessários novos esclarecimentos, colocamo-nos à disposição para continuar a nossa fraterna e profícua parceria, sempre buscando melhor servir o Ressuscitado, “Caminho, Verdade e Vida”.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
“As novas (velhas) faces do conservadorismo católico” - Nota de esclarecimento do Departamento de Teologia – PUC-Rio - Instituto Humanitas Unisinos - IHU