11 Setembro 2017
Um pequeno incidente ocorreu em Cartagena com o Papa Francisco. Felizmente, nada grave. Enquanto o pontífice percorria o centro da cidade colombiana de papamóvel descoberto, na quarta e última etapa da sua viagem ao país sul-americano, ele bateu no para-brisa do carro enquanto se inclinava para cumprimentar uma criança.
A informação é publicada por Vatican Insider, 10-09-2017. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
O incidente, causado por uma freada, provocou uma leve contusão no papa, que se estende acima e abaixo do olho esquerdo, exatamente na arcada da sobrancelha e na bochecha.
Papa Francisco reunido com os jesuítas em Cartagena, no dia de ontem, 10-09-2017.
(Foto: Antonio Spadaro, SJ)
Depois da batida, Bergoglio apoiou uma mão no rosto, mas, mesmo assim, quis continuar o seu percurso entre as duas alas da multidão. Ele foi imediatamente socorrido pelo comandante da Gendarmeria vaticana, Domenico Giani, que tampou as feridas com um lenço. Em seguida, ele foi medicado com dois pequenos curativos. Algumas gotas de sangue caíram na sua veste, que ficou manchada.
Papa Francisco com batina manchada de sangue (Foto: L'Osservatore Romano)
O porta-voz vaticano, Greg Burke, tranquilizou os jornalistas que acompanhavam o bispo de Roma no seu deslocamento: “O papa está bem agora. Aplicaram-lhe gelo”, disse ele, esclarecendo que ele continuaria o programa da viagem “sem qualquer modificação.”
Às pessoas preocupadas que lhe perguntavam o que lhe acontecera, o próprio Francisco respondia com uma piada: “Me deram um soco! Mas estou bem”.