01 Setembro 2016
A montadora japonesa Honda anunciou que pretende suprir seu escritório na cidade de São Paulo com energia produzida em seu parque eólico. Localizado em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, o parque éolico da marca abastece o complexo de Sumaré (SP), onde está localizada a fábrica de carros e também a sede administrativa da Honda na América do Sul.
A informação foi publicada por Jornal GGN, 30-08-2016.
Segundo a montadora, a criação do parque eólico conseguiu reduzir em mais de 50% das emissões. Ainda de acordo com a Honda, a geração acumulada do parque atingiu mais de 100.000 MW.
A utilização de energia eólica vem crescendo no Brasil, e, em janeiro, um levantamento do Ministério das Minas e Energia revelou que o país foi o quarto colocado no ranking mundial de expansão de potência eólica em 2014. No primeiro semestre de 2016, a produção de energia eólica cresceu 55% no Brasil, com destaque para o Rio Grande do Norte, Bahia e Rio Grande do Sul.
Está previsto para dezembro um novo leilão de energia eólica e solar, com 841 projetos eólicos, que totalizam 21.760 MW.
Energia eólica já abastece mais de 30% do Nordeste
Capacidade instalada de energia eólica deve crescer 62% até o final de 2015
País desperdiçou potencial para energia eólica, aponta pesquisa
Energia eólica: vantagens, desafios e eficiência. Entrevista especial com Júlio César Passos
Energia eólica cresce no Brasil, apesar do ceticismo do governo
Energia eólica deve superar a gerada por usinas nucleares no mundo até 2020