GIG - A Uberização do Trabalho

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

10 Setembro 2019

GIG - A Uberização do Trabalho

Filme participante da Competição Latino-Americana da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental de 2019

Sinopse: O crescimento da economia alternativa, chamada de "GIG Economy", tem chamado cada vez mais a atenção da sociedade. Isso acontece devido às plataformas digitais em todo o mundo. No Brasil, esse processo também é conhecido como "Uberização", que consiste na prática do trabalho autônomo, porém, com condições precárias ao trabalhador. Os debates a respeito vêm crescendo a cada dia.

Ficha Técnica

Título: GIG - A Uberização do Trabalho
Ano: 2019
Direção Carlos Juliano Barros
Duração: 60min
Gênero: Documentário
Países de Origem: Brasil

 

Sobre o debatedor

Prof. Dr. Rafael do Nascimento Grohmann – Unisinos

Rafael é Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pós-doutoramento na UFRJ. Editor da revista E-Compós. Coordenador do GT Recepção, Circulação e Usos Sociais das Mídias, da Compós e vice coordenador do GP de Teorias da Comunicação, da INTERCOM. Integrante do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT - ECA/USP). Criador/editor da newsletter DigiLabour.

Foi professor e coordenador do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM (2015-2018) e professor do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (2018). Foi professor contratado temporário III da ECA-USP (2017-2018). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Têm experiência principalmente nos seguintes temas: comunicação e trabalho; trabalho digital; cooperativismo e cooperativismo de plataforma; trabalho dos jornalistas; teorias da comunicação; circulação de sentidos.