06 Março 2025
Programação
27
Mai
A erosão do Ocidente e o futuro do sistema internacional
Fabian Scheidler – escritor, jornalista e filósofo – Alemanha
YouTube e Facebook
10h às 11h30min
01
Jul
A Guerra de Trump. Desequilíbrios internos e caos internacional
Manlio Graziano – Especialista em geopolítica e geopolítica das religiões – Itália
YouTube e Facebook
10h às 11h30min
24
Jul
Sul Global. Projetos, demandas e perspectivas na arena do poder mundial
Dra. Alexandra Sitenko – Consultora política e pesquisadora independente – Alemanha
YouTube e Facebook
10h às 11h30min
29
Jul
Sociedade e política no trumpismo. Ideologia, capitalismo nacional e nostalgia
Prof. Dr. Mattia Diletti – Sapienza Università di Roma – Itália
YouTube e Facebook
10h às 11h30min
05
Ago
O uso da inteligência artificial na indústria militar. A nova gramática da guerra
Prof. Dr. Claude Serfati – Institut de Recherches Économiques et Sociales – IRES – França
YouTube e Facebook
10h às 11h30minInscreva-se
Inscreva-se pela internet
Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato Sensu e Strictu Sensu)
SOU ALUNO UNISINOSPúblico geral
NÃO TENHO LOGIN
Currículo dos palestrantes
Apresentação
Vivemos em um momento histórico de profunda complexidade, onde desafios como as mudanças climáticas, desigualdades sociais, conflitos territoriais e armados, crises migratórias, avanços tecnológicos disruptivos e transformações nos sistemas políticos globais se entrelaçam. O Ciclo de estudos A gramática do poder global. Desocidentalização, tecnoautoritarismos e multilateralismo no século XXI propõe-se a explorar como esses fenômenos estão interconectados, impactando nossas estruturas sociais, geográficas e econômicas, ao mesmo tempo em que apontam para novos dilemas éticos e possibilidades de ação.
Objetivo geral
Debater transdisciplinarmente a complexidade dos aspectos sociais, políticos, militares, ecológicos e tecnológicos envolvidos nos movimentos geopolíticos contemporâneos, apontando seus principais impactos na construção de um futuro comum e sustentável.
Objetivos específicos
- Compreender os recentes movimentos geopolíticos, os impactos do multilateralismo e as possibilidades inerentes aos processos de desocidentalização por meios econômicos, políticos e culturais para a construção de um futuro comum e sustentável;
- Discutir sobre os conflitos armados no mundo, suas implicações no cenário geopolítico e seus efeitos nos sistemas políticos e suas consequências na realidade das populações;
- Refletir sobre a economia digitalizada, sua estrutura de mercado, assim como as implicações do hipercolonialismo e os tecnoautoritarismos como método sociopolítico de dominação;
- Examinar o quadro contemporâneo migratório como um fenômeno social complexo e transversal, apontando suas causas, efeitos e desafios;
Certificados
A atividade é gratuita. Será fornecido certificado a quem se inscrever e, no dia do evento, assinar a presença por meio do formulário disponibilizado durante a transmissão. Os certificados estarão disponíveis em até 30 dias no portal Minha Unisinos.
O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHU, YouTube, Facebook e Twitter. Não é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU

Bioética e o contexto hermenêutico da Biopolítica
A Biopolítica como teorema da Bioética é o tema do IX Colóquio Internacional IHU que se realizou nos dias 17 e 18 de outubro de 2017, na Unisinos - campus São Leopoldo, e que inspirou esta edição da revista IHU On-Line. Alguns dos/das conferencistas que estiveram presentes no evento contribuem com esta edição.

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação
Os avanços científicos e tecnológicos têm atravessado os mais variados aspectos da vida. Diante dessa constatação, a sociedade não tem mais como recusar, dar às costas aos saltos que a tecnologia tem dado na chamada Revolução 4.0. Seus possíveis impactos nas ciências, especialmente biológicas, e na educação, são o tema em debate nesta edição da revista IHU On-Line.

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata
Em 2019, o Papa Francisco convocou um evento a ser realizado em Assis, Itália, para debater a realização de um pacto por “uma economia diferente, que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a deprecia”. Segundo Francisco, trata-se de “um ‘pacto’ para mudar a atual economia e dar alma à economia do amanhã. Sim, precisamos “re-almar” a economia”, exclama o papa. A presente edição da IHU On-Line quer contribuir neste debate, consciente da capacidade de fagocitose o capital, delinear possibilidades de uma outra economia.